Homem cria robô que bate em motorista que usa celular ao volante
Ayush Pai criou seu prórpio dispositivo que o impede de falar ao telefone enquanto dirige, já que ainda não existe um original de fábrica
Ayush Pai criou seu prórpio dispositivo que o impede de falar ao telefone enquanto dirige, já que ainda não existe um original de fábrica
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso do celular enquanto dirige é o terceiro maior causador de acidentes fatais nas vias brasileiras – ficando atrás apenas do excesso de velocidade e da embriaguez. Na verdade, esse mau hábito está presente em todos os países e as fabricantes têm tentado bolar algo que consiga evitar acidentes em decorrência do uso do celular no volante.
Enquanto as marcas tentam bolar algo tecnológico e que funcione como uma espécie de aviso sonoro, Ayush Pai decidiu assumir essa operação e desenvolveu um dispositivo que te bate se você usar o celular enquanto estiver no volante.
VEJA TAMBÉM:
E a construção do equipamento foi relativamente simples. Ayush utilizou uma placa de microcontrolador Ardiuno Uno emparelhada com um servo motor para fazer a maior parte do trabalho. Junto a eles foram adicionados uma webcam, que funciona como uma espécie de ‘olho’, e um pouco de código homebrew, responsável por realizar a detecção de objetos para observar se o motorista pega o smartphone.
Caso o condutor se distraia com o telefone, o dispositivo é ativado e uma régua bate na mão do motorista, jogando o celular no chão.
Apesar de a ideia ser interessante, e apontar para a gravidade que é usar o celular ao volante, ela é pouco funcional. Claro que essa não é uma versão definitiva que será comercializada entre as fabricantes. Mas além do espaço ocupado pelos fios no painel, o uso ‘bruto’ da régua contra o smartphone pode acabar danificando o celular.
O simples fato de “apenas” olhar uma mensagem no smartphone a uma velocidade de 80 km/h, é equivalente a dirigir em torno de um campo de futebol com os olhos vendados.
Por isso, Em 2016, entrou em vigor a Lei 13.281, que, entre outras medidas, alterou o artigo 252 do CTB e incluiu a conduta de “segurar ou manusear telefone celular” ao dirigir como uma infração de trânsito.
Ao fazê-lo, o condutor está cometendo uma infração gravíssima e terá como penalidade uma multa no valor de R$ 293,47. Além disso, seriam adicionados 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |