A “falta de bom senso” de um robô de entrega obrigou um sedã de luxo Aurus Senat, que fazia parte de um comboio oficial, a parar em Moscou
Em Moscou, um incidente trouxe à tona um dos grandes dilemas da automação no trânsito. Um robô de entrega atravessou uma faixa de pedestres no momento em que um comboio oficial, liderado por viaturas com sinais especiais, passava.
VEJA TAMBÉM:
No vídeo, é possível ver o veículo principal, um sedã de luxo Aurus Senat, que precisou parar para não colidir com o robô, que cortou a fila da carreata e obrigou o comboio a esperar.
O robô atravessou a rua com o semáforo verde para pedestres, o que a princípio parece correto. Entretanto, naquele momento, um policial controlava o fluxo manualmente e havia bloqueado o fluxo de pedestres para a passagem do comboio oficial. De acordo com as leis locais, as ordens do agente prevalecem sobre a sinalização do semáforo. Ou seja, o pequeno robô deveria ter esperado, mas seu sistema não foi capaz de reconhecer o comando.
Mais uma vez, o debate sobre veículos 100% autônomos ressurgiu. Se por um lado eles representam praticidade, por outro, ainda podem apresentar riscos por serem limitados. O quase acidente serviu de exemplo de como a automação no trânsito ainda é um desafio. A incapacidade de alguns sistemas de interpretarem exceções complexas gera situações parecidas.
Além de representar um risco de colisões, o caso também levanta a discussão sobre a responsabilidade legal de máquinas autônomas em casos de infração. Para um motorista ou pedestre comum, a situação seria bem séria. As novas regras na Rússia estabelecem multas ou até mesmo a suspensão da carteira de habilitação para quem não der passagem a veículos de prioridade.
Nos Estados Unidos, relatórios registraram casos semelhantes com modelos da empresa Tesla, que também possuem um sistema autônomo (FSD), desrespeitando algumas regras de trânsito e aumentando o risco de sinistros no trânsito.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |