Estacionamento rotativo: carro ‘dedo-duro’ poderá aplicar multa em motorista irregular
Agora, carros com câmeras instaladas poderão 'dedurar' motoristas que estacionam o veículo de forma irregular em estacionamento rotativo
Agora, carros com câmeras instaladas poderão 'dedurar' motoristas que estacionam o veículo de forma irregular em estacionamento rotativo
A cidade de São Paulo agora conta com um novo mecanismo que vai facilitar a aplicação de multas a motoristas que param o carro de forma irregular nos estacionamentos rotativos. Agora, alguns carros ficarão responsáveis por essa fiscalização, e, em breve, poderão aplicar a penalização ao condutor que cometer a infração.
Esses veículos contam com câmeras instaladas no teto, que flagram automóveis estacionados no rotativo – sem o pagamento da respectiva taxa ou com o prazo de permanência já expirado.
VEJA TAMBÉM:
No entanto, como ainda não existe regulamentação para esse tipo de serviço, essas viaturas apenas registram as imagens que, são analisadas em tempo real por agentes de trânsito que emitem a multa presencialmente, caso seja constatada alguma infração.
Em São Paulo, e em algumas outras cidades do Brasil, a emissão do ‘ticket’ para o estacionamento rotativo não é mais físico. Agora, ele é feito de forma eletrônica via aplicativo de celular .
Hoje, pelo menos 80 carros em São Paulo são equipados com essa câmera de fiscalização que reconhecem, de forma automática, a identificação da placa utilizando a tecnologia OCR (Optical Character Recognition). Eles são disponibilizados pela Estapar como parte do contrato com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), responsável pela emissão de multas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |