Estudo aponta queda no roubo, mas furto de veículos cresce em SP

Mesmo com a queda geral no roubo de veículos em SP e região, o furto silencioso de carros antigos e motos novas cresce

crimes de furto e roubo de veiculos tem queda na região metroplitana de SP
O aumento de furtos de veículos em São Paulo mostra que a estratégia dos criminosos mudou (foto: Freepik | Reprodução)
Por Tom Schuenk
Publicado em 19/09/2025 às 08h00

Um estudo com base nos dados da SSP e apurado pela Ituran Brasil compara roubos e furtos de veículos na Região Metropolitana de São Paulo nos primeiros semestres de 2024 e 2025. É possível ver uma redução global de ocorrências, de 43.830 para 40.830.

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Mesmo com essa queda, o estudo revelou um aumento nos furtos e diminuição nos roubos. A capital paulista continua como líder no ranking de cidades com mais registros.

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As tendências no furto de veículos de passeio

Na categoria de carros de passeio, as ocorrências caíram de 27.535 para 24.801. Mesmo com a queda, o número de furtos cresce. O Ford Ka saltou da 6ª para a 2ª posição entre os carros mais visados pelos criminosos.

furtos SP veículos de passeio
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A distribuição geográfica dos casos também pouco mudou: São Paulo capital domina os registros, e a noite continua sendo o período de maior incidência. Os carros com mais de 10 anos de fabricação predominam entre as ocorrências, o que deve estar ligado à alta demanda por peças.

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O mercado de motos e as mudanças de alvos

O número de incidentes envolvendo as motocicletas permaneceu estável: foram 14.714 casos em 2024 contra 14.517 em 2025. Foi notada uma leve queda nos roubos e um pequeno aumento nos furtos. A Honda CG 160 segue liderando o ranking das motos mais visadas, e a quarta-feira também se tornou o dia mais crítico para a categoria.

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Em um cenário mais detalhado, o estudo mostra que:

  • Em motos até 499 cilindradas, as ocorrências subiram de 13.298 para 13.331. O modelo Yamaha NMAX 160 entrou no top 10, e as motos com até 2 anos de fabricação são as mais visadas.
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  • Em motos acima de 500 cilindradas, os registros caíram de 1.416 para 1.186, com uma queda nos roubos e um aumento nos furtos. O modelo Royal Enfield Classic entrou no ranking e agora ocupa o 2º lugar. A maioria das motos visadas agora tem mais de 10 anos de fabricação, diferente de 2024, quando os modelos predominantes tinham de 5 a 10 anos. O aumento da popularidade da Royal Enfield Classic no mercado se reflete no crescimento dos furtos do modelo.
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Conclusões e tendências

A queda no número geral de ocorrências indica um avanço da segurança pública. No entanto, o aumento de furtos pode representar um novo desafio. Além disso, as mudanças nos modelos mais visados refletem diretamente as tendências do mercado automotivo. O foco em veículos antigos e motos novas mostra como a demanda por peças e a revenda influenciam as ações criminosas.

Gráficos: Ituran Brasil | Reprodução

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