Projeto do Governo Russo propõe mudanças nas regras de trânsito e uso de veículos com volante à direita no país
O Governo Russo considera uma brusca mudança em suas regras de transito, restringindo a circulação de carros que tenham volante à direita. A proposta faz parte do projeto de lei “Estratégia para a Melhoria da Segurança Rodoviária até 2030 e para o Futuro até 2036”, publicado no portal oficial de atos jurídicos regulatórios. O maior motivo seria a segurança dos condutores, tripulantes e terceiros.
VEJA TAMBÉM:
Atualmente, acredita-se que os carros com volante à direita sejam duas vezes mais perigosos do que os veículos com volante à esquerda. De acordo com estatísticas, no ano passado, a maior parte dos acidentes registrados no país envolveu esse tipo de veículo.
Apesar da menção no projeto, ainda não foram divulgados detalhes sobre quais mudanças específicas serão feitas para permitir a circulação desses veículos.
Além disso da limitação de carros com volante à direita, o documento inclui uma ata que propõe maior rigor nas leia para motoristas acima de 60 anos. Estudos realizados entre 2014 e 2017 mostram que condutores dessa faixa etária se envolvem com mais frequência em acidentes, o que sustenta a proposta com dados estatísticos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Tecnicamente é o óbvio em qualquer país que não utilize a mão-inglesa, ou a situação contrária nos paises que a utilizam.
No caso da Rússia, por motivos e circunstâncias peculiares, deve haver uma frota considerável de veículos com volante à direita circulando por lá, a ponto disso estar começando a virar um problema.