Guerra na Ucrânia: veja as montadoras que suspenderam atividades na Rússia

A Rússia possui um grande mercado automotivo que inclui linhas de produções dos principais fabricantes do mundo, listamos como eles se posicionaram

shutterstock fabrica da lada em togliatti na russia produzindo o seda vesta
Os fabricantes interromperam a produção por motivos políticos e de logística (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 04/03/2022 às 10h31

A Rússia não recuou seus ataques contra a Ucrânia e, por isso, a comunidade internacional está se posicionado contra as atitudes do presidente Vladmir Putin. Seguindo as sanções econômicas aplicadas por diversos países, muitas montadoras suspenderam atividades na Rússia.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Muitos fabricantes possuem joint-ventures para a produção de veículos dentro da Rússia ou fábricas próprias. Os fabricantes europeus e norte-americanos foram os primeiros a se movimentar. Com isso, é esperada uma redução de pelo menos 50% do mercado automotivo russo. Segundo especialistas, a queda pode ser menor caso a China apoie o país.

VEJA TAMBÉM:

O AutoPapo compilou uma lista dos fabricantes que já se posicionaram contra Rússia.

BMW

A BMW fabrica alguns modelos de sua gama junto da empresa russa Avtotor, em Kaliningrado. O fabricante alega que a decisão foi baseada no atual momento e o retorno da produção dependerá das atitudes da Rússia. O fornecimento de peças também foi interrompido, mas a BMW está trabalhando para evitar transtornos ao seus clientes.

Ford

A Ford produz  a van Transit na Rússia em parceria com a Sollers. A decisão de suspender a produção veio da matriz. A Transit é a segunda van mais vendida do país, ficando atrás apenas da GAZ GAZelle.

Geely

A Geely, fabricate chinês dono da Volvo, já suspendeu as exportações para a Rússia. Carros que estão nas concessionárias poderão ser vendidos, porém não chegarão novas unidades nos estoques. A justificativa do fabricante são as dificuldades de logística causada pelo conflito.

Lada

Até fabricantes russos foram afetados. A AutoVaz, que fabrica os carros da Lada, suspendeu a produção do Granta na fábrica de Togliatti. O problema nesse caso foi a suspensão de componentes por fornecedores como a Bosch e também pela parceira Renault.

Honda

A Honda anunciou a suspensão das atividades na Rússia, não apenas de carros como também de motos. O fabricante japonês não fabrica modelos por lá, apenas importa.

Mazda

Outro fabricante que possui join-venture com a russa Sollers, a Mazda interrompeu a produção e o fornecimento de componentes para a fábrica de Vladivostok. Essa interrupção foi resultado das sanções aplicadas pelo Japão e também da instabilidade para o fornecimento de peças.

Chery

A chinesa Chery anunciou a suspensão das vendas de carros novos na Rússia, incluindo os que já estão nas concessionárias. Os revendedores devem esperar um anúncio com preços mais caros que os anteriores.

Volvo

A linha de produção de caminhões da Volvo na Rússia foi suspensa a pedido da matriz na Suécia. O fabricante possui uma fatia significativa do mercado local.

Daimler

A Daimler Truck, divisão de caminhões da Mercedes-Benz, possui uma joint-venture com a russa KamAZ. A produção de caminhões por essa parceria está suspensa, não apenas pelas sanções como também pelo fato da KamAZ ser fornecedora de equipamento militar para o exército russo.

General Motors

O portfólio da GM na Rússia é variado: vai desde compactos com projeto da Daewoo ao gigante Cadillac Escalade. Esses veículos estão com a produção e vendas suspensas. Não está confirmado, entretanto, a suspensão das vendas do Chevrolet Cobalt, que vem do Uzbequistão.

Scania

As vendas e as importações de caminhões da Scania estão suspensas na Rússia. O fabricante não quis declarar sobre a sanção.

Harley-Davidson

A Harley-Davidson não anunciou oficialmente o fim das exportações para a Rússia, porém a agência de notícias Bloomberg confirmou o fato. As exportações são importantes para a marca, o mercado russo junto da Europa e do oriente médio representam por 31% das vendas da marca.

Mitsubishi

A Mitsubishi interrompeu sua produção na Rússia no dia 1º de março. A decisão foi tomada seguindo as sanções aplicadas pelo governo japonês contra a guerra.

Hyundai

A Hyundai produz veículos na Rússia até com mudanças específicas para esse mercado. A linha de produção da marca foi suspensa devido a problemas de logística, não falaram em sanções. Os preços foram reajustados e o fabricante se recusou a comentar sobre.

Toyota

A Toyota é hoje o maior fabricante automotivo do mundo, sua decisão era aguardada com expectativa. A decisão foi por interromper as vendas, importações e produção de veículos Toyota e Lexus na Rússia. O motivo foi as dificuldades de logística causados pelo conflito.

Mercedes-Benz

O fabricante alemão produz carros de passeios e veículos comerciais próximo a Moscou. A produção está suspensa até segunda ordem, assim como foi feito por sua divisão de caminhões.

Suzuki

A Suzuki acompanhou os outros fabricantes japoneses com a suspensão da produção na Rússia. Sua justificativa foi a falta de semicondutores e problemas na logística. Seu estoque de carros prontos deverá durar de dois a três meses.

Volkswagen

O grupo Volkswagen anunciou em suas redes sociais que a produção em suas duas fábricas na Rússia foi suspensa, assim como a venda de veículos prontos. Essa decisão afeta todas as marcas do grupo, incluindo as que apenas exportam carros para o país.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 4 de março de 2022

Cara de prato(Vladmir Putin) vai infartar desse jeito… ele ama carros!

Avatar
Deixe um comentário