Santiago Chamorro deixa a presidência da GM América do Sul

Executivo deixa GM após três décadas por novas oportunidades profissionais; gestão foi marcada por acordos trabalhistas e reestruturação estratégicas

GM reduz 3 2 milhoes de toneladas de emissoes de CO2 no Brasil
Executivo permanecerá no cargo até janeiro de 2026, enquanto a empresa prepara o anúncio de seu sucessor (Foto: General Motors | Divulgação)
Por Júlia Haddad
Publicado em 17/11/2025 às 22h00

A General Motors (GM) anunciou, nesta segunda-feira (17), a saída de Santiago Chamorro da presidência da operação sul-americana. Após uma carreira global de três décadas na montadora, o executivo decidiu deixar a companhia para buscar uma nova oportunidade profissional, segundo comunicado oficial.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A trajetória de Chamorro na empresa é extensa, somando 32 anos de atuação, como o próprio executivo mencionou em sua despedida. Antes de assumir o comando da região em agosto de 2021, ele acumulou passagens graduais por cargos estratégicos.

Entre elas, o executivo foi vice-presidente global de serviços conectados da GM, baseado em Michigan (EUA), onde liderou a expansão da plataforma OnStar. Também presidiu a GM Colmotores, na Colômbia, e atuou como diretor-geral de vendas, serviços e marketing da GM América do Sul, além de ter sido CEO da operação no Brasil.

santiago chamorro ex presidente da gm
Santiago Chamorro, presidente da General Motors na América do Sul (Foto: Chevrolet | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

A gestão de Chamorro recebeu reconhecimento da cúpula da montadora. Rory Harvey, vice-presidente executivo da GM e presidente de GM Global Markets, afirmou em nota que a liderança do executivo estruturou “bases sólidas” para que a empresa avance em seu ciclo de 100 anos de crescimento na região.

“Sob a liderança de Santiago, nossos negócios na América do Sul reforçaram a Chevrolet como uma das marcas mais admiradas da região e estabeleceram planos robustos de crescimento para os próximos anos”, completou Harvey.

A empresa destacou que o “espírito empreendedor e a orientação para a inovação” de Santiago foram determinantes para importantes conquistas, especialmente no avanço da conectividade regional por meio do OnStar.

O próprio Chamorro, em comunicado, fez um balanço de sua gestão. “Tenho grande satisfação por ter assegurado o apoio corporativo necessário para anunciar novos investimentos, introduzir veículos com tecnologias avançadas, como híbridos e elétricos”, afirmou. O executivo também citou a assinatura de “acordos trabalhistas estratégicos para ampliar a eficiência” e a defesa da “reindustrialização no Brasil e na Argentina”.

Santiago Chamorro permanecerá no comando da GM América do Sul até 31 de janeiro de 2026. Segundo a montadora, o período visa assegurar uma “transição organizada” para o seu sucessor, que será anunciado em breve.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário