Saveiro 2024 estreia com nova versão Extreme para enfrentar Strada Volcano, mas não a Ultra
Picape leve da Volkswagen passa a contar com apenas quatro versões, motorização única e preços que partem de R$ 95 mil
Picape leve da Volkswagen passa a contar com apenas quatro versões, motorização única e preços que partem de R$ 95 mil
Depois de 41 anos de mercado, sendo 14 com a atual carroceria, a Volkswagen Saveiro é a picape mais velha do mercado brasileiro. Agora chega à linha 2024, com retoques visuais e a inédita versão Extreme, que assume o lugar da Cross no topo da linha.
A Saveiro Extreme chega para entregar um pouco mais de jovialidade à picapinha da VW. O mercado assistiu a uma revolução no segmento e a representante da Volks ficou estacionada no tempo.
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Sua rival direta, a Fiat Strada foi totalmente reformulada em 2020 e acaba de ganhar uma inédita versão turbo. E a Chevrolet Montana, que era o patinho feio entre as picapes, subiu de patamar para brigar com Strada e Toro.
A nova versão se posiciona no topo da gama da caminhonete leve alemã. Ela tem preço sugerido de R$ 114.580. Um valor que pode não ser factível para a maioria dos brasileiros, mas custa menos que a versão intermediária da Fiat Strada, a Volcano 1.3.
Se o preço da Extreme não enche os olhos, a versão de entrada, Robust, é a picape mais barata do Brasil, com preço inicial de R$ 95.770.
Versão | Preço |
---|---|
Robust 1.6 CS | R$ 95.770 |
Trendline 1.6 CS | R$ 101.490 |
Robust 1.6 CD | R$ 109.710 |
Extreme 1.6 CD | R$ 114.580 |
A Saveiro utiliza a mesma carroceria desde 2009, quando inaugurou sua terceira geração, derivada do Gol (G5). Pouco depois, recebeu carroceria estendida e posteriormente, em 2015, uma versão cabine dupla. Depois parou no tempo.
A carcaça é a mesma, mas a picape ganhou novidades como novos faróis, grade, para-choque dianteiro e até mesmo redesenho do miolo das lanternas. A mudança seguiu o padrão estético dos SUVs da marca, como Nivus, T-Cross e Taos.
A “nova” Saveiro manteve o velho interior também. O layout é o mesmo desde a última intervenção na família Gol. Na versão Extreme, o time de desenvolvimento de produto aplicou novo grafismo no quadro de instrumentos (analógico), assim como novo aplique que imita aço escovado no painel. Os bancos são revestidos em couro, elementos que transmitem um refinamento à picapinha.
A versão adiciona:
A versão inclui:
Opcionalmente, a Trendline pode receber rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina, multimídia, câmera de ré, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, além de capota marítima.
A versão topo de linha recebe:
Opcionalmente pode receber ABS off road e Assistente de Declive.
Se a lataria não mudou, o interior não mudou, não é de se espantar que o motor também não tenha mudado. A picape utiliza a unidade 1.6 16V de 116 cv e 16,1 kgfm de torque. Isso mesmo, um monte de dezesseis.
O bloco é combinado com a famosa e excelente caixa manual de cinco marchas da VW. Seus engates continuam macios, curtos e precisos (predicados inexistentes na rival de Betim).
Mas trata-se de um conjunto antigo. Com esse powertrain, a Saveiro acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e alcança máxima de 181 km/h.
Segundo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, o consumo da Volkswagen Saveiro é:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Gasolina | 11,5 km/l | 12,9 km/l |
Etanol | 7,9 km/l | 9,1 km/l |
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Gasolina | 11,3 km/l | 12,6 km/l |
Etanol | 7,8 km/l | 8,9 km/l |
Quando se fala em suspensão a VW faz de tudo para garantir que a Saveiro é tão robusta quanto a Strada. Mas ao contrário da italiana, que utiliza feixe de molas no eixo traseiro, a alemã aposta nas populares molas helicoidais, como num carro de passeio.
No entanto, a Volkswagen afirma que na traseira foram instalados molas de duplo estágio, que permitem excelente estabilidade e conforto com caçamba vazia ou carregada. Batentes hidráulicos também foram adicionados para oferecer mais conforto.
E mesmo sem feixes de mola, a picape carrega até 638 kg (cabine dupla) e 664 kg (cabine simples). Não tão menos que os 720 kg da versão Plus da Strada, assim como os 650 kg da italiana de quatro portas.
Já o volume da caçamba da Saveiro é de 580 litros nas versões cabine dupla e 924 litros na cabine simples. Vale lembrar que são valores usando a norma VDA, aquela dos tijolinhos de medida padronizada.
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Não tem como comprar um projeto arcaico como este com a strada, o mau da VW é achar que só pq dominou o mercado o povo sempre vai comprar os carros deles mesmo não evoluindo em nada.
Mas tem besta para tudo.