Selic alta faz locadoras comprarem menos carros no Brasil

Segundo entidades do setor, o mercado automotivo segue sendo pressionado por preços altos de veículos novos, financiamentos restritos e juros elevados

estacionamento cheio de veiculos de locadora ou frota da localiza hertz 1
Setor de locadoras foi responsável por cerca de 600 mil veículos adquiridos em 2025 (Foto: Localiza | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 30/10/2025 às 20h00

Os juros elevados e a escassez de crédito têm pressionado fortemente o setor de locação de veículos no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla), o alto custo do capital tornou o financiamento de frotas mais caro, e isso reduziu o ritmo de expansão das locadoras.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Em 2024, a expectativa que as locadoras adquirissem cerca de de 650 mil veículos, mas a projeção para 2025 caiu para 600 mil unidades, representando uma queda de 7% a 8% no volume de aquisições.

Paulo Miguel Júnior, vice-presidente da Abla, destacou que o mercado automotivo segue sendo pressionado por preços altos de veículos novos, financiamentos restritos e juros elevados. Além disso, o aumento da inadimplência e cautela dos bancos na liberação de crédito também contribuem para a desaceleração.

Mesmo com a queda nas compras, entretanto, o faturamento bruto do setor deve crescer 12%, chegando a um total de R$ 60 bilhões em 2025. Isso é observado, pois o preço médio dos veículos subiu, o que eleva o valor da locação, mesmo com menor volume de carros.

2026 deve ser positivo

Os investimentos totais em frota devem atingir R$ 70 bilhões em 2026 — um valor um pouco acima do investido em 2025. A estratégia das locadoras será manter frotas mais novas e modernas, a fim de reduzir custos de manutenção e melhorar a atratividade para o consumidor.

Espera-se que, a partir do ano que vem, o Banco Central reduza gradualmente a Selic, facilitando o acesso ao crédito. A longo prazo, o setor segue com forte potencial de crescimento, acreditam os representantes do setor.

O presidente da Abla, Marco Aurélio Nazare, diz que o modelo de negócio de “usar em vez de possuir” está cada vez mais consolidado pela clientela.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário