Sem vender carro, Rivian é a 3ª montadora mais valiosa do mundo
Fabricante promete sua primeira picape 100% elétrica para 2022, mas está avaliada em US$ 140 bilhões já vale mais do que a Volkswagen
Fabricante promete sua primeira picape 100% elétrica para 2022, mas está avaliada em US$ 140 bilhões já vale mais do que a Volkswagen
Você já ouviu falar na Rivian? Pois saiba que ela é a terceira montadora mais valiosa do mundo. Mas tem um detalhe: ela nunca vendeu nenhum carro.
Há uma semana a fabricante de veículos elétricos fez sua IPO (oferta pública de ações) na bolsa de Nova York e desde então seu valor de mercado disparou: está avaliada em US$ 140 bilhões – ficando à frente da Volkswagen (US$ 139 bilhões), e em terceiro lugar atrás da Toyota (US$ 306 bilhões) e da Tesla (US$ 1 trilhão).
VEJA TAMBÉM:
Mas a Rivian não exatamente uma novidade: ela já existe há 12 anos focada no mercado de carros elétricos. Seu principal modelo, prometido para o ano que vem, é a picape R1T, 100% elétrica, e com preço inicial de US$ 67,5 mil (R$ 370 mil em conversão direta). Claro, também um SUV está sendo ofertado, o R1S – a partir de US$ 70 mil (R$ 383 mil).
Claro que há investidores pesos-pesados por trás da Rivian. O principal deles é um dos homens mais ricos do mundo, Jeff Bezos, dono da Amazon. Em 2019, ele comprou 20% da fabricante e já encomendou, por exemplo, 100 mil vans de entrega. Além disso, Bezos usou os veículos da marca para se deslocar até o seu “foguete particular”, o Blue Origin, em uma ação de marketing.
A ideia de Bezos, ao investir na Rivian, é rivalizar com seu concorrente pelo título de homem mais rico do mundo, o empresário Elon Musk, fundador da Tesla.
A Tesla também já anunciou a sua picape 100% elétrica, a Cybertruck, mas essa deverá chegar aos consumidores apenas em 2023, portanto, depois da Rivian R1T.
A Rivian R1T é uma picape elétrica com quatro motores – um em cada roda – que tem uma potência total de 754 cv e que faz de 0 a 96 km/h em apenas 3 segundos. A autonomia declarada é de 480 km.
Nos Estados Unidos, mais do que a capacidade de carga, é valorizada a capacidade de reboque e a Rivian R1T é capaz de “puxar” 4.990 kg. Ela tem 1,82 m de largura, 5,53 m de comprimento e 2 m de largura. O entre-eixos é de 3,24 m.
Veja a picape em ação neste vídeo promocional da marca:
Com as constantes promessas e acordos que parecem colocar um ponto final nos carros com motor a combustão – ao menos em países desenvolvidos – na próxima década, os olhares (e bolsos) dos investidores estão focados nas fabricantes de carros elétricos.
Recentemente, o governo dos EUA anunciou que irá investir US$ 7,5 bilhões (mais de R$ 40 bilhões) para construir uma rede nacional de carregadores de carros elétricos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |