Após crise dos semicondutores, Yamaha investe R$ 3,5 bilhões em tecnologia

Nova subsidiária reunirá operações estratégicas do setor e mira expansão global, com foco em tecnologias avançadas e resposta à demanda pós-pandemia

logo yamaha
Os planos garante o aporte até o início de 2030 (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 20/06/2025 às 16h00
Atualizado em 20/06/2025 às 17h00

Em um movimento estratégico para fortalecer sua atuação no setor de semicondutores, a Yamaha anunciou, na última quinta-feira (19) a formulação de um plano de gestão de médio a longo prazo para a Yamaha Robotics Co., Ltd. (YRC), nova subsidiária que será oficialmente estabelecida em 1º de julho de 2025.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

A criação da YRC reunirá as operações da Yamaha Robotics Holdings (YRH) e de suas subsidiárias integrais — Shinkawa, Apic Yamada e PFA — em uma só estrutura. O objetivo é consolidar a presença no segmento de equipamentos de back-end para semicondutores e montagem de componentes eletrônicos, com uma meta ambiciosa: ultrapassar ¥100 bilhões (cerca de R$ 3,5 bilhões) em receita até o início da década de 2030.

A iniciativa surge em um contexto de transformação global acelerada pela crise de semicondutores deflagrada durante a pandemia de covid-19. A escassez expôs a vulnerabilidade das cadeias de suprimento e impulsionou investimentos em tecnologias críticas.

O plano da YRC se apoia em duas frentes principais: crescimento dos negócios e evolução organizacional. Do lado comercial, a estratégia inclui o lançamento de novas plataformas em áreas-chave e o aumento de investimentos em tecnologias de semicondutores avançados, com foco especial em mercados em ascensão. Já na frente organizacional, a companhia prevê o fortalecimento das cinco áreas centrais — manufatura, vendas, tecnologia, serviços e operações corporativas —, além de ações para atrair e desenvolver talentos.

A internacionalização também é prioridade. A empresa já conta com estrutura de vendas na Coreia do Sul e centros de desenvolvimento no Vietnã.

O próximo passo é ampliar a presença na Índia, país com alto potencial de crescimento no setor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário