Universitários buscam superação na Shell Eco-Marathon 2024
Maior evento acadêmico de eficiência energética do mundo, chega a 7° edição e atrai mais de 500 alunos de diversos países
Maior evento acadêmico de eficiência energética do mundo, chega a 7° edição e atrai mais de 500 alunos de diversos países
A Shell Eco-marathon é um evento para jovens universitários e esse ano está na sua 7° edição, criado para incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras no campo da eficiência energética, a competição reúne estudantes de diversas universidades da América latina, desafiando-os a projetar, construir e pilotar veículos que percorram a maior distância possível utilizando a menor quantidade de energia.
Em 2024, o evento reuniu estudantes de diversos países. As equipes participantes têm como principal objetivo criar veículos que consumam o mínimo possível de combustível ou energia. A pista montada pela Shell no Pier Mauá tem cerca de 800 metros e os estudantes têm 4 tentativas para dar 10 voltas em até 25 minutos, a equipe que consumir menos energia ganha.
VEJA TAMBÉM:
Criado em 1985, a Shell Eco-Marathon só chegou na America Latina em 2016. A competição funciona como um verdadeiro laboratório onde os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. O evento desafia os alunos a aplicar conceitos de engenharia, design, aerodinâmica e inovação tecnológica para desenvolver veículos que se destacam pela eficiência energética.
Os participantes da Shell Eco-marathon competem em duas categorias principais: protótipos e Conceito Urbano. Na categoria protótipos, as equipes criam veículos com foco exclusivo na máxima eficiência energética. Já na de conceito urbano, o desafio é construir veículos que se assemelhem mais aos carros do dia a dia, mas com tecnologias sustentáveis.
Não é incomum estar em uma conversa com os estudantes na Shell Eco-marathon e ouvir sobre a importância que a competição tem para eles. Gabriel Santos da equipe Milhagem da UFMG falou um pouco sobre a sua experiência em participar e as dificuldades que a equipe precisou enfrentar para chegar na competição.
Esse ano nos não conseguimos patrocínio igual no ano passado, então as dificuldades foram ainda maiores.
Gabriel explicou que a equipe precisou fazer ações dentro da UFMG de venda de açaí para consegui arrecadar dinheiro para completar o projeto
Fizemos alguns dias de venda de açai no departamento academico da universidade para conseguir levantar o dinheiro, em cada dia conseguiamos cerca de 2000 reais de lucro.
Além das dificuldades financeiras, Gabriel também contou um pouco dos desafios para colocar o carro na pista. A equipe teve dificuldades nos testes mesmo tendo o carro aprovado com facilidade.
No primeiro dia cheguei no evento as 7 horas da manha e só começava as 8, queria garantir que nossa equipe seria a primeira a ser aprovada e foi isso que aconteceu. No segundo dia colocamos o carro na pista e mesmo estando tudo certo parece que quando a gente chega aqui imprevistos começam a acontecer.
No segundo dia da competição os estudantes colocaram os carros na pista e foi nesse momento que a equipe Milhagem precisou passar pelo momento de maior superação dentro da competição.
Estavamos comemorando muito do lado de fora do paddock depois que conseguimos nossa primeira marca valida na competição e um dos membros da equipe chegou e disse que o DT2 estava pegando fogo, a gente achou que ele estava brincando no começo.
A equipe rapidamente conseguiu se mobilizar para resolver o incêndio que segundo os membros da Milhagem foi apenas um acidente de trabalho.
Rapidamente conseguimos apagar o fogo e isso foi algo que deixou todo mundo muito orgulhoso, a velocidade que conseguimos nos mobilizar para resolver o problema. A propria equipe da Shell elogiou a forma como lidamos com o imprevisto.
Gabriel ainda falou sobre os aprendizados adquiridos pela equipe na Shell Eco-marathon
Chegamos aqui com o mesmo projeto do DT2 do ano passado, apenas com algumas melhorias para tornar ele ainda mais eficiente. A gente precisou lidar com diversos imprevistos e conseguimos dar conta de tudo. O nosso outro modelo de conceito urbano infelizmente não foi aprovado, mas já imaginavamos que isso fosse acontecer, queriamos trazer ele para o evento justamente para levar ele para o avaliador dizer o que precisamos melhorar para trazer ele nas melhores condições no ano que.
Os alunos da federal de Juiz de Fora não conseguiram passar na inspeção e colocar o carro na pista, mas contaram um pouco sobre as dificuldades que precisaram enfrentar para participar pela primeira vez da Shell Eco-marathon 2024.
O projeto se iniciou antes da pandemia, mas foi desativado por conta dos acontecimentos. Quando retomamos tinhamos apenas a parte da carcaça do carro e R$ 300 em caixa para tocar o projeto. Foi necessário vender muita rifa e paçoca para conseguir dar continuidade e chegar até aqui.
Entre as 32 equipes classificadas após o período de inspeção, apenas 2 não são universidades públicas, são elas o Insper e o Instituto Mauá de tecnologia. Isso deixa bastante evidente o amplo domínio das federais na competição, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas. Confira as equipes que se classificaram:
Combustão interna
Pato a Jato (UTFPR Pato Branco)
Drop Team (IFRS Erechim)
Equipe Triângulo Verde (UFTM)
Pé Vermelho Efficiency Team (UTFPR Medianeira)
Milhas Gerais (UFSJ Santo Antonio)
Relampinhão (UTFPR Curitiba)
Bateria elétrica
E3 UFSC (UFSC Florianópolis)
Eifchar (IFSul Charqueadas)
Eco Mauá (Instituto Mauá de Tecnologia)
EcoDrive Electric Alliance SENAI UTFPR (SENAI Pato Branco)
Milhagem UFMG BE (UFMG)
Borregos Racing (ITESM Aguascalientes) – México
Eco Octano UFPR Elétrico (UFPR)
Unisabana Herons (Universidad de la Sabana)
Fenrir (UNESP Guaratinguetá)
IFECO (IFRS Rio Grande)
MoBEE (IFC Luzerna)
KON Team (UTEC)
Rhino Eco Racing (Universidade Federal Fluminense)
Eco Motors UNI (Universidad Nacional de Ingenieria)
Equipe Ecofet Prototype (CEFET MG)
E-WOLF RACING (CEFET RJ)
K2-DZEC-UNAM (UNAM) Mexico
Ne3 (Universidade Federal de Lavras)
EcoVeículo Electric (Universidade Federal de Itajubá)
Insper Mileage (Insper)
Combustão Interna
Equipe Ecofet UC (CEFET MG)
Hidrogênio
GCEE (Unioeste Foz do Iguaçu)
Bateria
Green E Car (UTFPR Medianeira)
e-CAP (UFSJ Alto Paraopeba)
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |