Sinal de alerta: BYD sofre queda de 18% em dezembro e vendas de híbridos despencam

Mesmo com expansão global, gigante chinesa vê desaceleração no crescimento anual e retração nas vendas de veículos de passeio

BYD Song Plus GS DM 2025
Após explosão global, BYD enfrenta quedas sucessivas nos seus números de vendas no mundo (Foto: BYD | Divulgação)
Por Júlia Haddad
Publicado em 06/01/2026 às 14h00

A BYD encerrou 2025 com um cenário que serve de alerta aos executivos da marca. Isso porque, apesar dos números expressivos no mercado global, a chinesa enfrentou, mais uma vez, dificuldades no volume total de emplacamentos na reta final do ano. A BYD vendeu apenas 414.784 veículos de passeio globalmente em dezembro, o que representa uma queda de 18,6% em relação ao mesmo mês de 2024 e um recuo de 12,7% na comparação com novembro.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O resultado marca o quarto mês consecutivo de retração anual da gigante chinesa, sinalizando um desaquecimento pontual, puxado majoritariamente pelo mercado doméstico da China.

VEJA TAMBÉM:

Ao analisar a matriz energética dos emplacamentos, nota-se uma mudança de comportamento do consumidor. No segmento de veículos elétricos a 100% a bateria, a montadora vendeu 190.712 unidades em dezembro, em uma queda moderada de 8,2% na comparação anual — sendo este o primeiro recuo da categoria em 2025 e apenas o terceiro nos últimos cinco anos.

Já os híbridos plug-in (PHEVs), que outrora lideraram o crescimento, sofreram um impacto mais severo: somaram 224.072 unidades no mês, uma retração de 25,7% em relação a 2024, marcando o nono mês consecutivo de queda para essa tecnologia.

No acumulado do ano, os números totais permanecem positivos, embora com um ritmo de crescimento menos explosivo que em anos anteriores. A empresa totalizou 4.550.036 veículos vendidos em 2025, uma alta de 7,1% frente a 2024. Desse montante, os elétricos puros (BEVs) ganharam protagonismo, somando 2.254.714 unidades (alta de 27,9%), enquanto os híbridos (PHEVs) totalizaram 2.288.709, com queda de 7,9%.

Com essa performance, a participação dos elétricos puros no portfólio da BYD subiu para 49,6% em 2025, contra 41,5% no ano anterior. O grande destaque, contudo, fica para a operação externa: as vendas fora da China superaram pela primeira vez a barreira simbólica de 1 milhão de unidades, atingindo 1.046.083 veículos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Lucivaldo Farias 8 de janeiro de 2026

Quando se ler o conteúdo da matéria, é totalmente diferente do anúncio, pois a venda dos carros em 2025 são maiores em comparação com 2024….
Quem ler só o anúncio pensa que a BYD está falindo …
Reveja seu método de informação!!

Avatar
Deixe um comentário