Sprinter elétrica só depois de 2025, afirma CEO da Mercedes
Em evento de celebração dos 25 anos do comercial leve, presidente da Mercedes-Benz, afiram que Sprinter elétrica precisa de mais autonomia
Em evento de celebração dos 25 anos do comercial leve, presidente da Mercedes-Benz, afiram que Sprinter elétrica precisa de mais autonomia
A Mercedes-Benz irá eletrificar a linha Sprinter no Brasil. Mas a novidade só deverá aparecer depois de 2025. É o que afirmou o presidente da divisão de automóveis e vans da Estrela das Três Pontas, Carlos Garcia.
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O executivo esteve em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (21), para o evento que celebra os 25 anos do comercial leve e conversou com o AutoPapo. De acordo com o executivo, a demora para chegada da eSprinter, que já é vendida na Europa desde 2019, tem uma justificativa plausível.
“Para o mercado europeu, a Sprinter elétrica está adequada às necessidades de autonomia, na faixa dos 170 km. Quando se fala em Brasil, precisaríamos elevar essa capacidade de quilometragem para 300 km, com uma única carga”, explica.
Garcia aponta que a aplicação da Sprinter é, em grande parte, para uso urbano, como transporte escolar e rota final de entregas. No entanto, quando se fala de Brasil, que é um país continental com diferentes tipos de relevo, é preciso ter uma bateria mais potente para se tornar vantajoso para o cliente.
“Belo Horizonte, por exemplo, tem muitas ladeiras, o que compromete a autonomia das baterias. No estágio que temos hoje, o diesel é ainda mais interessante para a operação de nossos clientes”, comenta.
O executivo também aponta que não há vantagem em ofertar uma versão híbrida do comercial leve. “Ou oferecemos o motor diesel ou elétrico. O híbrido não traz vantagens, pois sua autonomia seria no máximo de 60 km, o que não traria vantagem para o custo operacional, diante do preço mais elevado”, explica.
Se por aqui a Sprinter ainda não recebeu motor elétrico, o comercial leve tem evoluído ao longo de seus 25 anos. Em sua terceira geração o modelo incorporou tecnologias como frenagem emergencial autônoma, monitor de fadiga, controle de estabilidade, dentre outros recursos.
Por dentro, a Sprinter também evoluiu e oferece direção elétrica, computador de bordo e ar-condicionado de série. O modelo ainda pode receber central multimídia MBUX, com conexão para smartphones e partida sem chave.
A Sprinter é oferecida em quatro versões de carroceria: furgão, furgão (com lateral envidraçada), transporte de Passageiros e chassi-cabine. Ela também comporta quatro medidas de entre-eixos e tonelagens que variam de 3,5 toneladas a 5 mil quilos de peso bruto total (PBT).
A Mercedes também oferece uma versão homologada para PBT máximo de 3.500 quilos, adequada para uso em centros urbanos e que também pode ser conduzida por motoristas com habilitação categoria B.
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