Modelo foi construído sobre chassi de caminhão leve da JAC e é exibido como protótipo em feira de transportes; autonomia estimada é de 150 km
A startup Arrow Mobility, de Caxias do Sul (RS), apresentou, na Fenatran, o E-volve, considerado o primeiro motorhome 100% elétrico desenvolvido no Brasil. Ainda tratado como um protótipo e vitrine tecnológica da empresa, o veículo utiliza a plataforma do caminhão leve JAC iEV1200T.
O E-volve explora um nicho inédito no mercado nacional, combinando o lazer de um veículo de recreação com a propulsão de zero emissão. O conjunto mecânico é o original do caminhão elétrico, com um motor de 270 cv de potência e 102 kgfm de torque, alimentado por um pacote de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) com 97 kWh de capacidade.

Segundo a Arrow Mobility, embora o chassi original da JAC tenha uma autonomia declarada de 200 km, o peso extra da estrutura da “casa” —que inclui mobiliário e equipamentos— reduz o alcance estimado do E-volve para cerca de 150 km com uma carga completa.
O tempo de recarga das baterias principais varia conforme a fonte. Em estações rápidas de corrente contínua (DC), é possível recuperar 80% da capacidade em 1 hora e 30 minutos. Já em carregadores de corrente alternada (AC), o processo leva aproximadamente 10 horas.

Internamente, o E-volve foi projetado para acomodar quatro pessoas. Dispõe de cozinha com fogão de indução e frigobar, banheiro completo e uma área social com sofás e mesa, que se converte em cama de casal.
Para alimentar os equipamentos da casa, o motorhome conta com um sistema de energia auxiliar, composto por duas placas solares de 150W instaladas no teto e um banco de baterias extra de 200Ah.
VEJA TAMBÉM:
A Arrow Mobility ainda estuda o modelo de negócios para o E-volve, que pode incluir venda direta ou locação. O preço estimado para o protótipo, caso fosse comercializado hoje, é de R$ 800 mil.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|