Complexo automotivo em Pernambuco celebra marco histórico no polo automotivo e anuncia um investimento de R$ 13 bilhões até 2030
A Stellantis celebrou a marca histórica de 2 milhões de veículos produzidos no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco. Inaugurado em 2015, o complexo se consolidou como um dos mais modernos e sustentáveis da companhia no mundo. Além de ser um ponto estratégico para o mercado brasileiro e latino-americano.
VEJA TAMBÉM:
O modelo que simbolizou o marco foi a Rampage, primeira picape da marca Ram concebida, desenvolvida e produzida fora da América do Norte.
O modelo contou com a participação de mais de 800 engenheiros e técnicos, em um esforço de 1,2 milhão de horas de desenvolvimento. Atualmente, a fábrica produz mais quatro modelos das marcas Fiat e Jeep: Jeep Renegade, Compass, Commander, Fiat Toro.
Com capacidade instalada para 280 mil unidades por ano, o Polo já exportou mais de 250 mil veículos para países da América Latina, consolidando-se como referência global em engenharia, inovação tecnológica e sustentabilidade.
Além do impacto industrial, a planta pernambucana gera mais de 14,7 mil empregos diretos e mantém programas de qualificação profissional que fortalecem a economia local. Em 2025, o ecossistema do complexo alcançará 38 fornecedores instalados na região.
Segundo Francis Ribeiro Jorge, diretor do Polo Goiana, o resultado é fruto da dedicação da equipe: “É graças a essas pessoas altamente qualificadas que continuamos entregando veículos competitivos, sustentáveis e reconhecidos dentro e fora do Brasil.”
Apesar de operar praticamente em capacidade máxima, a Stellantis tem planos para ampliar as operações da planta pernambucana. Entre 2025 e 2030, a fábrica receberá R$ 13 bilhões em investimentos e dará início à produção de seis novos modelos, incluindo o primeiro veículo equipado com a tecnologia Bio-Hybrid, previsto para 2026.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |