Stellantis quer adotar combustível sintético em motores mais antigos

Para reduzir as emissões dos veículos sem que o cliente tenha que investir em um elétrico, Stellantis adota uso do combustível sintético

peugeot 208 1 0 style 2023 cofre do motor
Testes serão feitos em motores produzidos entre 2014 e 2029 (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 24/04/2023 às 10h02

A Stellantis está testando os 28 motores que tem em todas as suas empresas para garantir que eles funcionem quando abastecidos com combustível sintético.

Os experimentos envolvem as propulsões produzidas entre 2014 e 2029 movidos a diesel e gasolina. Estando aptos ao combustível sintético, a Stellantis diz que os proprietários de veículos a combustão poderão descarbonizar a emissão de seus carros em precisar trocá-lo por um elétrico ou atualizar o sistema de combustível.

Teste da Stellantis com combustível sintético

  • Caso os testes sejam bem sucedidos, a empresa espera reduzir as emissões de carbono de 28 milhões de veículos a combustão produzidos desde 2014, na Europa. A holding calcula que isso reduziria em até 400 milhões de toneladas as emissões de C02 entre 2025 e 2050.
  • A Stellantis já confirmou que vai comercializar apenas carros elétricos na Europa até 2030. No entanto, a estratégia de adotar o combustível sintético terá um papel importante para zerar se tornar carbono líquido zero até 2038.

Estamos dobrando nossa luta contra o aquecimento global, testando combustível neutro em carbono como uma solução complementar à nossa abordagem holística de descarbonização. Enquanto permanecemos firmes na execução de nossa estratégia de eletrificação agressiva, também devemos encontrar alternativas inteligentes para lidar com as emissões de CO 2  dos 1,3 bilhão de carros ICE existentes.

Ao trabalhar para garantir que nossos motores Stellantis sejam compatíveis com eFuels, pretendemos oferecer aos nossos clientes outra ferramenta na luta contra o aquecimento global e uma ferramenta que pode ter um impacto quase imediato. É também outra ação que estamos realizando e que está bem alinhada com nosso compromisso de sermos neutros em carbono até 2038”, disse Carlos Tavares, CEO da holding.

  • Este anúncio da Stellantis vem logo depois que a União Europeia disse que permitiria a venda de novos veículos movidos a combustão após 2035, desde que funcionassem exclusivamente com combustíveis sintéticos.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Elioricardoalves 24 de abril de 2023

A iniciativa e boa se for positiva beleza e espera e ver como vai ficar

Avatar
Deixe um comentário