Stellantis está convertendo carros a combustão em elétricos no Brasil
A Stellantis, em parceria com o Senai, usa o projeto para coletar dados técnicos dos componentes para, futuramente, baratear os custos da eletrificação
A Stellantis, em parceria com o Senai, usa o projeto para coletar dados técnicos dos componentes para, futuramente, baratear os custos da eletrificação
A Stellantis tem o plano de reduzir de forma considerável a emissão de carbonos das suas montadoras até 2030 para, em 2038, ser totalmente livre de emissões.
Para isso, uma de suas ações está sendo converter carros a combustão em elétricos através de um retrofit. Para viabilizar o projeto, a holding firmou uma parceria com o Senai.
Executado pelo SENAI A3 da Rota 2030, o trabalho consiste em utilizar veículos comerciais novos e usados a combustão e transformá-los em elétricos. Além da Stellantis, também estão na empreitada as empresas Weg e FuelTech.
VEJA TAMBÉM:
O planejamento é que, à medida que os estudos avancem, seja possível oferecer uma solução de mobilidade sem emissões, ao mesmo tempo que melhora a qualidade de carros comerciais padrão para elétricos utilizando peças originais de fábrica. Isso, inclusive, deixaria os modelos mais seguros, facilitando as homologações.
As primeiras conversões foram feitas ainda em 2022 nos modelos Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid. Por enquanto, o trabalho consiste em remover o motor a combustão do carro para depois instalar o kit de conversão, que inclui o pacote de baterias.
Esses componentes são posicionados no compartimento de carga para não inteferir de forma significativa na estrutura do veículo.
Os carros elétricos convertidos vão servir como uma pesquisa para Stellantis coletar dados de fatores técnicos, e econômicos que envolvem os componentes utilizados para, futuramente, fazer os ajustes necessários.
De acordo com a holding, isso vai possibilitar que, no futuro, modelos elétricos sejam mais acessíveis, principalmente aos profissionais que rodam cerca de 100 km por dia. Em abril, modelos convertidos estarão disponíveis para testes para alguns clientes selecionados.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |