Stellantis compra DPaschoal de olho no segundo e terceiro dono do carro
Com mais de 70 anos de atuação, empresa é uma das líderes no setor de serviços, com 120 lojas e colocará Stellantis na ponta do setor de serviço e peças
Com mais de 70 anos de atuação, empresa é uma das líderes no setor de serviços, com 120 lojas e colocará Stellantis na ponta do setor de serviço e peças
A Stellantis acaba de anunciar a compra de 70% da DPaschoal, empresa que atua no setor de peças e serviços de manutenção. O anúncio foi feito pelo novo CEO do grupo para América do Sul, Emanuele Cappellano.
Com a aquisição, a Stellantis passará a ser líder no continente no segmento de peças e serviços, somado à rede de concessionárias, assim como a divisão de peças e acessórios Mopar. Isso porque as fabricantes correspondem a 20% do fornecimento de peças no varejo. A meta é atacar os outros 80% do mercado que são pulverizados no mercado paralelo.
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Hoje a DPaschoal conta com 123 lojas e outros 28 pontos de atendimento. A Stellantis quer ampliar a rede DPaschoal, que praticamente se concentra nas regiões Sul e Sudeste, para todo o país.
Mas qual a razão para atuar no segmento paralelo, que concorre com a rede autorizada e concessionárias. Os executivos responderam de forma simples.
“O brasileiro troca de carro a cada 2,5 anos, mas o segundo e terceiro cliente levam mais tempo para troca. Depois disso, o cliente sai da concessionária”, explica o vice-presidente de Peças e Serviços para a América do Sul da Stellantis, Paulo Solti.
O mercado paralelo de autopeças e serviços automotivos gira R$ 61 bilhões por ano. A Stellantis quer abocanhar 10% deste valor, entre a Mopar e a DPaschoal, que se traduz em R$ 6 bilhões com peças genuínas e independentes.
Ou seja, a Stellantis quer alcançar o segundo e terceiro dono do carro, que fica mais tempo com o automóvel e busca valores mais acessíveis.
E, ao mesmo tempo, a Stellantis passa a ter como freguês os donos de carros de marcas fora do guarda-chuvas do grupo, que hoje conta com Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram. Assim, donos de Volkswagen, Chevrolet, Ford, Honda, Toyota, dentre outros se tornam potenciais clientes do grupo.
Os executivos garantem que concessionários e DPaschoal não vão concorrer entre si. Uma das medidas é que as peças Mopar, que são as genuínas, continuam na rede autorizada e as paralelas na DPaschoal.
No entanto, o cliente deve ficar atento, que a assistência técnica em garantia se mantém na rede de concessionárias. Ou seja, durante a garantia é preciso manter a manutenção na rede autorizada sob risco de quebra contratual. Por outro lado, a Stellantis tentará manter a manutenção desse carro após o período de garantia dentro do grupo, sem deixar que ele vá parar na oficina da esquina.
Com a aquisição, o concessionário também poderá abrir sua unidade DPaschoal e manter o cliente fidelizado, sem a necessidade de atrelar a ele apenas peças Mopar.
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