Grupo automotivo está desenvolvendo estudo próprio sobre células de bateria de última geração para carros elétricos
As vendas de carros elétricos estão crescendo em todo o mundo, não é à toa que o automóvel mais vendido do mundo em 2023 foi um deles, o Model Y da Tesla. Entretanto, ainda há uma certa resistência em relação aos EVs, que muitas pessoas atribuem a bateria do carro. Esse item fundamental do veículo apresenta questões relacionadas a sua autonomia e altos custos de troca e manutenção, principalmente nos modelos mais acessíveis.
Foi perante esse cenário, que a Stellantis anunciou, na última quarta-feira (03), um estudo para desenvolvimento próprio de células de bateria para carros elétricos de última geração. Esse trabalho será feito por 5 anos em parceria com a CEA para melhorar o desempenho dos carros, aumentar a vida útil da bateria e reduzir o impacto ambiental.
VEJA TAMBÉM:
As empresas ainda pretendem fazer isso a baixos custos, tornando os veículos elétricos mais acessíveis e sustentáveis. Todo essa pesquisa das células será feita por meio da divisão de energia da CEA, que oferece avançadas soluções para a descarbonização. O projeto desenvolvido pelo grupo automotivo e pela instituição de pesquisa também vai investigar produtos químicos inovadores, pegada de CO2, design de baterias, desenvolvimento de células de combustível, avaliação de ciclo de vida, conectividade e validação de células de bateria.
Sendo assim, o programa conjunto de células de bateria de carro vai fornecer produtos de última geração com uso otimizado de recursos ao longo do ciclo de vida. Nesse sentido, o objetivo é fazer uma transição energética sustentável para veículos elétricos cada vez mais funcionais de forma mais acessível.
O principal objetivo dessa parceria e da pesquisa é implementar as descobertas e avanços tecnológicos para a indústria nos carros das marcas que pertencem à Stellantis, como Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot, Ram, entre outras.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |