Subsidiária Toyota interrompe entregas de carros por fraude na segurança

A japonesa Daihatsu está sendo acusada de manipulação de testes de segurança, o que pode afetar diretamente a saúde do condutor e passageiros

Dayhatsu - Subsidiaria toyota
A empresa já está com queda nas ações (Foto: Shutterstock )
Por AutoPapo
Publicado em 22/12/2023 às 15h02

A montadora japonesa Daihatsu, pertencente à Toyota, anunciou na última quarta-feira (20) a interrupção de todas as remessas de seus modelos de automóveis no Japão e no exterior. A medida drástica ocorre em meio a alegações de manipulação de testes de segurança, reveladas por um painel independente que identificou negligência desde 1989.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

A notícia, publicada pela AFP, aponta que a Toyota emitiu uma nota de “sinceras desculpas” e prometeu uma “reforma fundamental” em resposta aos resultados da investigação.

Foram descobertas 174 novas irregularidades em 25 categorias de teste, além das já identificadas anteriormente em abril e maio, incluindo problemas em peças de portas e testes de colisão lateral.

O presidente da Daihatsu, Soichiro Okudaira, expressou profundo arrependimento, reconhecendo a “extrema gravidade” da negligência que abalou os alicerces da empresa como fabricante de automóveis.

  • O comunicado oficial da Toyota confirmou a suspensão temporária das remessas de todos os modelos desenvolvidos pela Daihatsu em produção.

O número de modelos de automóveis associados a irregularidades agora chega a 64, incluindo alguns sob a marca Toyota, que também terão suas remessas suspensas. Embora não tenham sido relatados acidentes relacionados à falsificação, uma verificação técnica completa está em andamento.

Ainda segundo a francesa, o ministério dos transportes do Japão realizará uma inspeção no local da Daihatsu em resposta às revelações. O painel independente apontou a falta de experiência dos gestores e um ambiente de trabalho opaco como contribuintes para a má conduta da empresa.

  • As ações da empresa caíram 5% na quinta-feira (21).

A Toyota declarou que uma reforma é fundamental para reinventar a Daihatsu como empresa. Fundada em 1907, a Daihatsu foi adquirida pela Toyota em 1967, marcando uma reviravolta na história da fabricante de motores de combustão interna com sede em Osaka.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário