Sucessor do Tiguan, VW Tayron é revelado com tecnologias para o Brasil

Novo SUV de 7 lugares será produzido no México e pode desembarcar no país com opções híbridas para enfrentar Jeep Commander

tayron hero banner image
O para-choque agressivo e a grade exclusiva da linha R-Line destacam o posicionamento premium do novo SUV da Volkswagen (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Tom Schuenk
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 15/01/2026 às 14h00

A Volkswagen oficializou o Tayron R-Line como seu novo SUV topo de linha para mercados emergentes, como a Índia, onde estreia no primeiro trimestre de 2026. O modelo, contudo, tem ambições globais e é peça-chave na estratégia da marca para o Brasil, onde deve assumir o posto de sucessor natural do Tiguan Allspace no segmento de utilitários esportivos de sete lugares.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Construído sobre a plataforma MQB EVO, o Tayron preenche a lacuna de veículos familiares da marca com um entre-eixos alongado de 2,79 m — dimensão essencial para acomodar a terceira fileira de assentos. Visualmente, a versão R-Line aposta na esportividade com para-choques agressivos, acabamentos em preto brilhante e rodas de 19 polegadas, além de ostentar classificação máxima de cinco estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP.

VEJA TAMBÉM:

O que esperar para o Brasil

volkswagen tayron r line440

A imprensa especializada brasileira aponta que o Tayron desembarcará no país importado do México (fábrica de Puebla), aproveitando o acordo comercial que isenta o veículo de imposto de importação. A previsão é que o lançamento ocorra ao longo de 2026, posicionado acima do Taos para disputar mercado diretamente com o Jeep Commander e o CAOA Chery Tiggo 8.

Diferente do modelo indiano — que recebeu uma “tropicalização” específica com ventilação nos bancos em vez de aquecimento —, a versão para o Brasil ainda é cercada de expectativas quanto à motorização. Enquanto o mercado asiático recebe o 2.0 TSI de 204 cv, especula-se que, por aqui, a Volkswagen possa introduzir variantes híbridas (eTSI ou eHybrid), alinhadas ao plano de descarbonização da marca na América do Sul.

volkswagen tayron r line70

No interior, o pacote tecnológico deve seguir o padrão global, com painel digital, iluminação ambiente configurável e uma central multimídia flutuante de 15 polegadas, que concentra a maioria das funções do veículo e elimina botões físicos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário