Supercarro elétrico chinês é questionado pelo CEO da Bugatti-Rimac

Novo Yangwang U9 chega com potência inédita e recorde de velocidade, mas enfrenta dúvidas sobre a capacidade da bateria

Versão de pista do BYD Yangwang U9
Versão de pista do hipercarro elétrico da BYD atinge quase 392 km/h e levanta debate sobre viabilidade técnica (Foto: Ministério da Indústria e Comércio da República Popular da China)
Por Júlia Haddad
Sob supervisão de Marcelo Jabulas
Publicado em 14/08/2025 às 09h00

A marca premium Yangwang, pertencente ao grupo BYD, registrou a patente de uma nova versão de pista do hipercarro elétrico U9, que promete potência combinada superior a 3.000 cavalos a partir de quatro motores. Porém, o número gerou descrença no setor automotivo.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Mate Rimac, CEO da aliança Bugatti-Rimac e criador do hipercarro elétrico Rimac Nevera, questionou a viabilidade do veículo. Ele acredita que os motores do modelo chinês possam atingir a potência declarada, mas considera impossível sustentar tal desempenho com a bateria utilizada.

VEJA TAMBÉM:

Segundo o executivo, esse tipo de célula, comum em veículos elétricos chineses, é mais barata e resistente à degradação. No entanto, ela é incapaz de fornecer energia suficiente para manter quatro motores de 754,8 cv cada operando em plena carga.

Outro fator que limita o desempenho, aponta Rimac, é a aderência dos pneus. No caso do Nevera, por exemplo, o carro poderia teoricamente ultrapassar os 2.107 cv declarados, mas apenas com componentes reforçados, já que os pneus se tornam um obstáculo prático até cerca de 160 km/h.

Ainda assim, o Yangwang U9 já impressiona. Em 2024, o modelo atingiu 391,94 km/h no circuito de Papenburg, superando em 17 km/h sua marca anterior e ultrapassando a velocidade máxima permitida.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário