Lada Niva irá a leilão em Pebble Beach, o encontro de automóveis antigos mais prestigiado dos Estados Unidos; não se sabe como o modelo desembacou lá
Um raro exemplar do icônico Lada Niva, SUV soviético que continua em produção até hoje na Rússia, será leiloado nos Estados Unidos. Embora não se saiba ao certo como o veículo foi parar em solo americano, sua aparição promete chamar atenção no mundo dos automóveis clássicos.
O modelo fará parte do leilão promovido pela casa Gooding & Company, marcado para o dia 15 de agosto, durante a renomada exposição de design em Pebble Beach, na Califórnia.
VEJA TAMBÉM:
“Esta é uma oportunidade de adquirir um artefato cultural, um pedaço da história soviética dos anos 1980, a um preço acessível. A definição de carros de colecionador está em constante mudança e, com apreço e nostalgia, este também pode ser um carro de colecionador ‘válido’ por si só”, explicou um representante da Gooding.
Com acabamento em um tom bege rústico, o hodômetro deste Niva marca atualmente 44.114 km, mas com apenas cinco dígitos no visor, o que poderia já ter ultrapassado os 100 mik km uma ou duas vezes. Mesmo assim, parece estar em boas condições, especialmente dentro da cabine, onde os bancos revestidos em vinil preto parecem estar sem rasgos ou rasgos.
Trata-se de uma oportunidade rara de adquirir não apenas um carro, mas um verdadeiro pedaço da história automotiva soviética.
Desde 1950, Pebble Beach é reverenciada como o destino definitivo para entusiastas de carros colecionáveis. Nos últimos 21 anos, a Gooding & Company oferece ao seu público internacional de participantes apaixonados e dedicados uma experiência exclusiva e incomparável na Pebble Beach Auto Week.
O Lada Niva, um dos veículos mais icônicos da indústria automobilística russa, desembarcou no Brasil no início da década de 1990, marcando um período de abertura do mercado nacional para importações. Fabricado pela AvtoVAZ, o modelo chegou ao país com a promessa de ser um jipe robusto, acessível e capaz de enfrentar terrenos difíceis, características que rapidamente conquistaram os consumidores brasileiros.
Com a reabertura das importações de veículos ao Brasil em 1990, a Lada foi uma das primeiras marcas estrangeiras a entrar oficialmente no mercado brasileiro. Ela vendeu por aqui o Niva, o Laika (em versão sedã e SW) e o hatch Samara. O Niva foi vendido no Brasil até 1997.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
O icônico Lada Niva fez um considerável sucesso em terras brasileiras, e conseguiu gerar um mercado de aficionados em torno dele. Mesmo com algumas limitações técnicas e pós vendas bem meia-boca, o valente off-road entregava boa versatilidade e desempenho fora-de- estrada por um custo/benefício imbatível.
E nunca precisou de rótulos falso-apelativos como “SUV” (ou qualquer outro), para fazer sucesso. Bastou-lhe a originalidade e o carisma!