SUV elétrico Peugeot e2008 GT estreia por R$ 260 mil
Peugeot e2008 GT é o terceiro modelo elétrico da marca do leão no Brasil e tem a missão de ampliar a participação da marca no segmento
Peugeot e2008 GT é o terceiro modelo elétrico da marca do leão no Brasil e tem a missão de ampliar a participação da marca no segmento
A Peugeot e2008 GT acaba de estrear no mercado brasileiro. Com preço de R$ 259.990, o SUV elétrico chega para ser uma das opções mais competitivas do segmento de carros que dispensam o motor a combustão.
E de fato, o SUV é um produto acertado. Ele tem preço na faixa de compactos como Fiat 500e, Mini Cooper SE e Renault Zoe, que orbitam entre R$ 240 mil e R$ 255 mil. Sua chegada obrigou a Peugeot reposicionar o e208 GT. O hatch custava R$ 252 mil e agora é oferecido por R$ 219 mil.
VEJA TAMBÉM:
Entre os SUVs elétricos, o modelo mais barato que o francês é o JAC E-JS4, oferecido por R$ 250 mil. Os demais, todos custam acima dos R$ 330 mil, como o Volvo XC40 Recharge. Acima do sueco, vêm o irmão C40 (R$ 430 mil), BMW iX3 M Sport (R$ 476 mil), Mercedes EQA 300 (R$ 480 mil) e a “altura do sarrafo” só aumenta.
O lote inicial do Peugeot é modesto. São apenas 90 unidades até o final do ano. Mas quase quatro vezes o que o e208 vendeu em de janeiro a outubro (25 unidades). A marca até queria trazer mais carros, mas há uma fila de espera na linha de montagem de Vigo, na Espanha.
O Peugeot e2008 GT é equipado com motor de 136 cv e 27 kgfm de torque. Trata-se da mesma unidade que utilizada no hatch. Aliás, muito desse SUV é compartilhado com o 208 elétrico, inclusive a plataforma CMP, desenvolvida para ser utilizada para motores a combustão, híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos.
Para alimentar o SUV, foram instaladas baterias de 50 kWh (iguais às do e208). A autonomia declarada é de 345 km, no modo europeu (WLTP). Executivos explicam que essa capacidade será expandida nas linhas 23/23, que contarão com novos pneus de menor resistência. A autonomia deverá saltar para 260 km.
O e2008 GT suporta diferentes fontes de recarga:
Fonte | Potência | Tempo de recarga |
---|---|---|
Tomada doméstica | 1,8 a 3,7 kW | 25h |
Wallbox | 7,4 a 22 kW | 6h |
Eletroposto | 50 kW | 53 min |
Eletroposto | 100 kW | 30 min |
Os principais conteúdos do Peugeot e2008 GT são:
Fomos até o uma pista fechada no interior paulista para conhecer o carro na prática. O Peugeot e2008 é um carro esperto. Ele não te dá a mesma “porrada” nas costas como os SUVs mais potentes do segmento. Mas, mesmo assim, acelera rápido.
Seus 27 kgfm de torque dão conta dos seus quase 1,5 tonelada de peso. Para um elétrico, ele é bastante leve. Sua velocidade máxima é de 150 km/h, justamente para não comprometer a autonomia.
O SUV veste bem o motorista, os bancos esportivos são agradáveis e a posição de dirigir é confortável. O painel eCockpit, acima do volante, garante boa visão sem precisar que o motorista tire os olhos da direção.
O seletor de transmissão, aposentou a alavanca e passa a ser acionado por uma tecla. Recurso que tem sido utilizado por várias marcas, inclusive em modelos térmicos, uma vez que gerenciamento das caixas deixou de ser mecânico para elétrico.
Nesse primeiro contato, não foi possível atestar a autonomia do SUV. Afinal, o teste foi feito em pista fechada, sem limites de velocidade. Ou seja, condições totalmente contrárias ao do trânsito cotidiano. Mas em breve faremos a avaliação completa do e2008 GT.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |