SUVs grandes falham em segurança justamente onde mais importa

Um instituto independente do governo norte americano analisou modelos como o Jeep Wagoneer, Chevrolet Tahoe e Ford Expedition

crash test ford expedition 2024
Motoristas podem sofrer lesões sérias (Foto: IIHS | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 07/06/2024 às 14h11

Muitos consumidores compram SUVs cada vez maiores acreditando que são mais seguros. Na prática não é bem assim, o Instituto de Segurança Viária das Seguradoras dos EUA (IIHS) realizou crash-tests com os principais utilitários grandes e mostrou na prática que tamanho não é segurança.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Os modelos avaliados são SUVs grandes com chassis derivados dos usados por caminhonetes: Chevrolet Tahoe, Ford Expedition e Jeep Wagoneer. Eles passaram por diferentes testes de colisão.

VEJA TAMBÉM:

Todos foram mal justamente na proteção dos ocupantes do banco traseiro. Isso é alarmante se levar em consideração que muitos consumidores vão atras desses SUVs grandes para levar seus filhos.

O teste que apontou a maior deficiência na segurança dos SUVs foi o small overlap, um impacto frontal contra barreira fixa contra um canto do veículo. Ele simula uma batida em um poste ou árvore.

No Ford Expedition houve deformação e até a separação de parte da célula de sobrevivência. O motorista do carro pode sofrer lesões graves nas pernas em um acidente do tipo.

jeep grand wagoneer 2022
O melhor (ou menos pior) foi o Wagoneer (Foto: Jeep | Divulgação)

O modelo do oval azul também falhou em não acionar os airbags de cortina nesse impacto. Isso prejudicou os ocupantes traseiros.

Quem se saiu melhor nos testes foi o Jeep Wagoneer. Ele protegeu mais os ocupantes, seus faróis são mais eficientes e o pacote ADAS funcionou dentro do esperado. Porém ele não conseguiu a nota máxima.

A única categoria onde todos foram bem foi no crash test lateral. A detecção de pedestres da frenagem autônoma de emergência deles também agiu bem durante o dia.

Esses SUVs grandes só se dão bem em caso de uma batida contra um veículo menor. Pois nessa situação é transmitida um impacto maior para o carro de menor porte. Mas em impactos contra outros veículos pesados ou objetos fixos eles vão mal.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário