SUVs grandes falham em segurança justamente onde mais importa

Um instituto independente do governo norte americano analisou modelos como o Jeep Wagoneer, Chevrolet Tahoe e Ford Expedition

crash test ford expedition 2024
Motoristas podem sofrer lesões sérias (Foto: IIHS | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 07/06/2024 às 14h11

Muitos consumidores compram SUVs cada vez maiores acreditando que são mais seguros. Na prática não é bem assim, o Instituto de Segurança Viária das Seguradoras dos EUA (IIHS) realizou crash-tests com os principais utilitários grandes e mostrou na prática que tamanho não é segurança.

Os modelos avaliados são SUVs grandes com chassis derivados dos usados por caminhonetes: Chevrolet Tahoe, Ford Expedition e Jeep Wagoneer. Eles passaram por diferentes testes de colisão.

VEJA TAMBÉM:

Todos foram mal justamente na proteção dos ocupantes do banco traseiro. Isso é alarmante se levar em consideração que muitos consumidores vão atras desses SUVs grandes para levar seus filhos.

O teste que apontou a maior deficiência na segurança dos SUVs foi o small overlap, um impacto frontal contra barreira fixa contra um canto do veículo. Ele simula uma batida em um poste ou árvore.

No Ford Expedition houve deformação e até a separação de parte da célula de sobrevivência. O motorista do carro pode sofrer lesões graves nas pernas em um acidente do tipo.

jeep grand wagoneer 2022
O melhor (ou menos pior) foi o Wagoneer (Foto: Jeep | Divulgação)

O modelo do oval azul também falhou em não acionar os airbags de cortina nesse impacto. Isso prejudicou os ocupantes traseiros.

Quem se saiu melhor nos testes foi o Jeep Wagoneer. Ele protegeu mais os ocupantes, seus faróis são mais eficientes e o pacote ADAS funcionou dentro do esperado. Porém ele não conseguiu a nota máxima.

A única categoria onde todos foram bem foi no crash test lateral. A detecção de pedestres da frenagem autônoma de emergência deles também agiu bem durante o dia.

Esses SUVs grandes só se dão bem em caso de uma batida contra um veículo menor. Pois nessa situação é transmitida um impacto maior para o carro de menor porte. Mas em impactos contra outros veículos pesados ou objetos fixos eles vão mal.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário