Processo pode impedir que Grupo Volkswagen importe SUVs
Land Rover requisitou a medida nos EUA por acreditar que as marcas Porsche, Volkswagen e Audi quebraram a patente de seu modo de condução off-road
Land Rover requisitou a medida nos EUA por acreditar que as marcas Porsche, Volkswagen e Audi quebraram a patente de seu modo de condução off-road
A Land Rover foi pioneira no mercado de SUVs e também na simplificação da tecnologia off-road. Com o sucesso da categoria e a crescente de vendas de seus concorrentes, a marca resolveu investigar os equipamentos adotados. E não gostou do que viu! Por isso, pediu a uma agência comercial dos Estados Unidos da América (EUA) para bloquear a importação de alguns modelos Porsche, Lamborghini, Audi e Volkswagen.
Segundo a Jaguar Land Rover Automotive Plc, o Grupo Volkswagen está usando seu sistema patenteado Terrain Response sem permissão.
LEIA MAIS
A notícia foi publicada pelo site Bloomberg, que esclareceu que a tecnologia é um recurso fundamental nos modelos F-Pace e Land Rover Discovery.
Propriedade da indiana Tata Motors Ltd., a Jaguar Land Rover disse em documento entregue à Comissão de Comércio Internacional dos EUA que, com a ação, busca proteger a si mesma e suas operações no país.
Podem ser impedidos de ser importados os modelos:
De acordo com o advogado da Jaguar, Matthew Moore, “há uma abundância de outros SUVs de médio porte e veículos crossover compactos para atender à demanda do consumidor se os modelos forem banidos dos EUA. Ainda assim, as linhas premium Porsche e Audi fornecem grande parte do lucro que a Volkswagen está usando para financiar seu investimento em tecnologia para veículos elétricos, veículos autônomos e outras inovações”.
O premiado recurso Terrain Response da Land Rover usa um único botão para ajustar todos os subsistemas de um veículo para direção off-road. Em 2018, a Land Rover processou a Bentley Bentayga pela adoção do sistema Drive Dynamics, que hoje é utilizado pelo Lamborghini Urus.
A Bentley tentou invalidar as patentes da Land Rover no tribunal distrital e perante o conselho de revisão do Escritório de Patentes e Marcas dos EUA, sem sorte. Um novo julgamento foi agendado para fevereiro.
Para ter certeza de que será ouvida, a Jaguar também entrou com processos de patentes contra o Grupo Volkswagen em tribunais federais em Delaware e New Jersey. A empresa busca uma compensação em dinheiro pelo uso da tecnologia. Esses casos provavelmente serão suspensos assim que a Comissão de Comércio iniciar sua investigação.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |