Política tributária de Donald Trump já pesa no bolso dos fabricantes e consumidores norte-americanos, reclamam concessionários
O brasileiro sempre comparou o preço do carro vendido aqui com o similar comercializado nos Estados Unidos. Por lá, custa menos dinheiro ao consumidor devido, por questão de preço final e renda per capita. Mas o tarifaço de Donald Trump já tem surtido efeito, pelo menos para os clientes Ford.
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A marca do oval azul reajustou os preços de seus modelos fabricados no México, como Maverick, Bronco Sport e o elétrico Mustang Mach-E. De acordo com a agência Reuters, concessionários receberam relatórios com reajustes que podem chegar a US$ 2 mil dependendo do modelo.
Em reais, seria algo em torno de R$ 11.358. A tarifa de importação alavanca ainda mais a inflação do automóvel por lá. Segundo o portal Carscoops os recorrentes reajustes desde 2020 tornaram a picape Maverick US$ 8.150 mais cara.
No período de agosto até maio, a picape ficou quase US$ 2 mil mais cara. No terceiro trimestre de 2024, o modelo partia de US$ 26.295. Hoje, não sai por menos de US$ 28.145.
Sem querer atiçar a ira de Donald Trump, a Ford veio a público explicar o motivo dos aumentos e declarou: “são algumas tarifas que estamos enfrentando”, mas afirma que nem todo peso do tarifaço tem caído no colo dos clientes.
Analistas norte-americanos apontam que fabricantes irão repassar às tarifas de forma gradual, com reajustes periódicos. “Não repassamos o custo total das tarifas aos nossos clientes”.
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