Tesla processa União Europeia por sobretaxa em carros elétricos
Mesmo com tarifas menores do que outras montadoras rivais, empresa conhecida pelos elétricos se revolta contra UE
Mesmo com tarifas menores do que outras montadoras rivais, empresa conhecida pelos elétricos se revolta contra UE
A Tesla, montadora norte-americana conhecida pelos carros elétricos, seguiu o exemplo de outras marcas e está processando a União Europeia (UE). Essa ação judicial se deve às tarifas que o bloco econômico está impondo na importação de carros elétricos construídos na China.
O processo veio especificamente de uma subsidiária da empresa chefiada por Elon Musk que produz o Model 3s. O carro em questão foi taxado com um adicional de 7,8% e, apesar desse número ser consideravelmente menor em relação a outras companhias como BMW, Geely, SAIC e BYD, bastou para deixar a Tesla insatisfeita.
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Isso porque a marca tem grande parcela nas exportações desses modelos para o continente europeu. Em 2023, a montadora norte-americana foi responsável por cerca de 28% de todos os veículos elétricos fabricados na China e enviados para a Europa de acordo com a Financial Times.
No processo feito no Tribunal de Justiça Europeu, a Tesla não forneceu detalhes sobre seu argumento contra as tarifas. O que foi divulgado até então é que caso será ouvido pelo segundo tribunal mais alto da UE, o Tribunal Geral, em um processo que pode levar cerca de 18 meses.
Após uma investigação que se estendeu por mais de um ano, a UE descobriu que as marcas se beneficiaram de subsídios governamentais, permitindo que vendessem veículos elétricos com preços muito menores. Isso foi considerado uma vantagem competitiva que prejudica muitas montadoras ocidentais.
Após essa investigação, a Tesla foi atingida com uma tarifa adicional de 7,8% em outubro, além da taxa pré-existente de 10%. Em comparação, a BYD foi atingida com um aumento de tarifa de 17%, enquanto a Geely recebeu 18,8% e a SAIC foi a mais penalizada com 35,3%. A UE descobriu que a Tesla recebeu a menor quantidade de apoio do governo chinês, daí o motivo de sua tarifa ser menor.
Olof Gill, porta-voz da Comissão Europeia, respondeu ao processo da Tesla, dizendo: “Estamos preparados para defender nosso caso no tribunal, conforme necessário”.
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