Tesla está trabalhando em projeto de baterias a base de manganês

CEO da Tesla acredita que a produção de baterias pode crescer exponencialmente com o uso do elemento químico mais barato e abundante

Model 3 foi o líder de vendas da Tesla
Manganês tornaria produção de baterias mais viável (Foto: Tesla | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 29/03/2022 às 18h04

Elon Musk tem sido um defensor do uso do manganês para a produção de baterias de carros elétricos e reiterou essa vontade durante a cerimônia de abertura da fábrica da Tesla em Berlin, na Alemanha.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Durante o discurso, o CEO afirmou que o manganês tem um “potencial interessante” quando comparado ao uso do grafeno como material de fabricação em massa. Essa não é a primeira vez que Musk fala que a Tesla está explorando o manganês como uma alternativa ao ferro ou fósforo – que são utilizados atualmente na fabricação das baterias LFP dos veículos de linha padrão da fabricante de carros elétricos.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com o bilionário, se o mundo realmente pretende migrar dos veículos a combustão para os movidos a eletricidade, seria necessário algo em torno de 300 terawatt/hora para suprir essa demanda.

Esse número só pode ser atingido se a produção contar com materiais mais baratos e abundantes, como já é o caso das baterias LFP e viria a ser também com o manganês.

A bateria a manganês se encaixaria entre as de LFP e as a base de níquel. Esse último, inclusive, teve uma disparada em seu preço após o início dos conflitos na Ucrânia. Isso faz com que a ideia de Elon Musk se torne ainda mais interessante, visto que agora os materiais comuns das baterias de níquel-cobalto-alumínio que vão para carros elétricos de longo alcance estão se tornando cada vez mais escassas e caras.

Por isso, o CEO da Tesla acredita que a adição do manganês ao ferro e ao fósforo seja o caminho certo para produzir baterias de carros elétricos cada vez mais acessíveis, além de tornar viável o fornecimento de centenas de TWh/ano demandado em escala global.

A Tesla tem uma direção quase autônoma, mas tecnologia ainda não é totalmente confiável. Entenda:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário