Tesla é acusada de propaganda enganosa sobre piloto automático

Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia acredita que propaganda da Tesla sobre o recurso do piloto automático é enganosa

tesla autopilot
Piloto automático da Tesla está envolvido em nova polêmica (Foto: Tesla | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 08/08/2022 às 11h46

A Tesla é a maior empresa de carros elétricos do mundo e, possivelmente, a que possui o sistema de direção autônomo mais avançado do mercado. No entanto, a marca de Elon Musk se envolve em polêmicas com uma certa frequência.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Dessa vez o Departamento de Veículos Motorizados (DMV) da Califórnia acusou a montadora de promover propaganda enganosa com os recursos de piloto automático e direção autônoma de seus veículos.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com a entidade, a Tesla enganou os clientes coma  publicidade de seu site, que descreve a tecnologia dos carros como mais eficiente do que realmente são.

Segundo a DMV, as informações repassadas pela fabricante são “falsas ou enganosas, e não baseadas em fatos”. Um dos exemplos citados pelo Departamento foi um texto do site que diz:

“Tudo o que você precisa fazer é entrar e dizer ao seu carro para onde ir. Se você não disser nada, seu carro olhará para o seu calendário e o levará até lá como o destino presumido. Seu Tesla descobrirá a rota ideal, navegando por ruas urbanas, cruzamentos complexos e rodovias.”

Para a DMV, o problema está em a Tesla propagar a total autonomia do carro – já que isso de fato não acontece. Nos modelos da montadora é necessário que o motorista esteja atento às ações do sistema, para caso precise assumir a direção em casos de emergência ou falha.

Ao contrário do que muitos acreditam, o sistema da Tesla não permite que o motorista durma durante o trajeto, por exemplo.  Por isso, a entidade afirma que essa defesa “contradiz os rótulos e alegações originais falsos ou enganosos, que são enganosos e não curam a violação”.

Punições para a Tesla

Se as acusações forem acatadas, as punições para a marca de Elon Musk podem ser um tanto severas, incluindo a revogação das licenças da empresa para fabricar ou vender carros na Califórnia.

De acordo com um porta-voz do Departamento de Veículos Motorizados, se a ação for bem sucedida, a Tesla deverá anunciar aos seus consumidores e instruí-los melhor a respeito da tecnologias ‘Autopilot’ e ‘Full Self-Driving’, incluindo avisos de advertência sobre as limitações dos recursos.

Esses dois recursos são os diferenciais da montadora e, de acordo com Elon Musk, a empresa não valeria praticamente nada sem esses recursos. O dispositivo custa US$ 12 mil (aproximadamente R$ 61,5 mil na cotação atual).

No entanto, apesar das promessas, nenhum sistema atual é capaz de oferecer condução totalmente autônoma e, de acordo com o DMV, nunca poderia atuar como autônomo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário