Tesla é acusada de propaganda enganosa sobre piloto automático
Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia acredita que propaganda da Tesla sobre o recurso do piloto automático é enganosa
Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia acredita que propaganda da Tesla sobre o recurso do piloto automático é enganosa
A Tesla é a maior empresa de carros elétricos do mundo e, possivelmente, a que possui o sistema de direção autônomo mais avançado do mercado. No entanto, a marca de Elon Musk se envolve em polêmicas com uma certa frequência.
Dessa vez o Departamento de Veículos Motorizados (DMV) da Califórnia acusou a montadora de promover propaganda enganosa com os recursos de piloto automático e direção autônoma de seus veículos.
VEJA TAMBÉM:
De acordo com a entidade, a Tesla enganou os clientes coma publicidade de seu site, que descreve a tecnologia dos carros como mais eficiente do que realmente são.
Segundo a DMV, as informações repassadas pela fabricante são “falsas ou enganosas, e não baseadas em fatos”. Um dos exemplos citados pelo Departamento foi um texto do site que diz:
“Tudo o que você precisa fazer é entrar e dizer ao seu carro para onde ir. Se você não disser nada, seu carro olhará para o seu calendário e o levará até lá como o destino presumido. Seu Tesla descobrirá a rota ideal, navegando por ruas urbanas, cruzamentos complexos e rodovias.”
Para a DMV, o problema está em a Tesla propagar a total autonomia do carro – já que isso de fato não acontece. Nos modelos da montadora é necessário que o motorista esteja atento às ações do sistema, para caso precise assumir a direção em casos de emergência ou falha.
Ao contrário do que muitos acreditam, o sistema da Tesla não permite que o motorista durma durante o trajeto, por exemplo. Por isso, a entidade afirma que essa defesa “contradiz os rótulos e alegações originais falsos ou enganosos, que são enganosos e não curam a violação”.
Se as acusações forem acatadas, as punições para a marca de Elon Musk podem ser um tanto severas, incluindo a revogação das licenças da empresa para fabricar ou vender carros na Califórnia.
De acordo com um porta-voz do Departamento de Veículos Motorizados, se a ação for bem sucedida, a Tesla deverá anunciar aos seus consumidores e instruí-los melhor a respeito da tecnologias ‘Autopilot’ e ‘Full Self-Driving’, incluindo avisos de advertência sobre as limitações dos recursos.
Esses dois recursos são os diferenciais da montadora e, de acordo com Elon Musk, a empresa não valeria praticamente nada sem esses recursos. O dispositivo custa US$ 12 mil (aproximadamente R$ 61,5 mil na cotação atual).
No entanto, apesar das promessas, nenhum sistema atual é capaz de oferecer condução totalmente autônoma e, de acordo com o DMV, nunca poderia atuar como autônomo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |