Tesla e o risco jurídico na Califórnia: liderança global sob ameaça

Autoridades californianas acusam Tesla de enganar consumidores nas propaganda com os serviços como Autopilot e FSD

Carregadores não estão mais inclusos na compra de um Tesla 0 km
A Califórnia é o estado com maior número de vendas da Tesla nos Estados Unidos (Foto: Shutterstock)
Por Tom Schuenk
Publicado em 23/07/2025 às 12h00

O departamento de Transportes da Califórnia pretende suspender temporariamente as vendas dos EVs da Tesla no estado. Essa medida seria tomada por meio de uma ação judicial como forma de responsabilizar a empresa por alegações de publicidade enganosa sobre seus sistemas de direção autônoma.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A suspensão pode durar pelo menos um mês, o que já seria o suficiente para um baque nos lucros da empresa.

VEJA TAMBÉM:

A ação judicial

As autoridades californianas afirmam que a Tesla divulga informações falsas ao promover o Autopilot e o Full Self Driving (FDS). Apesar dos nomes sugerirem autonomia total, os carros da marca não possuem capacidade de dirigir sozinhos sem intervenção humana.

A empresa afirma que existem alertas no sistema para que os motoristas estejam atentos e prontos para retomar o controle a qualquer momento. Para a Tesla, essa exigência seria suficiente para evitar interpretações erradas sobre a autonomia dos veículos.

No entanto, o estado da Califórnia discorda e agora busca a suspensão da licença de vendas da marca no território. O órgão regulador considera que isso caracteriza uma violação das normas de publicidade e quer que a empresa seja responsabilizada judicialmente.

Impacto nas vendas

A Califórnia é o estado com maior número de vendas para a empresa nos Estados Unidos. Uma proibição temporária afetaria fortemente os lucros da empresa de Elon Musk, especialmente em um momento em que os subsídios federais para EVs estão prestes a acabar.

Alguns analistas alertam que essa interrupção poderá prejudicar a Tesla em sua competição com outras montadoras, tanto nos EUA quanto globalmente. Visto que o cenário internacional também não é favorável.

Na Europa, a Tesla perdeu a liderança para a VW no segmento de EVs e no fim de 2024 o Model Y também foi deposto do título de crossover mais vendido no mundo. O domínio da Tesla está ameaçado e qualquer bloqueio em seu principal mercado competitivo pode agravar ainda mais sua situação.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário