Baterias de estado sólido serão testadas em frota Dodge

O grupo tem como parceira a especialista em baterias Factorial e iniciará os testes com a proposta de ter a tecnologia nas ruas até 2026

Dodge Charger Daytona com baterias de estado sólido stellantis (1)
O esportivo vai ser cobaia para novas baterias (Foto: Dodge | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 24/10/2024 às 15h00

Para testar sua tecnologia de baterias de estado sólido, a Stellantis, junto da especializada Factorial, anunciou que uma frota piloto de Dodge Charger Daytona terá estas novas “pilhas” integradas ao esportivo. A pretensão do grupo é que estes carros estejam nas ruas até 2026, representando um grande passo para a eletrificação com estes tipos de bateria.

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Dodge Charger Daytona com baterias de estado sólido stellantis (3)

Esta iniciativa se baseia no investimento de US$ 75 milhões feito pela Stellantis na Factorial em 2021.

A Stellantis afirma que utilizar a tecnologia de bateria de estado sólido da Factorial, que oferece densidade energética superior a 390Wh/kg, reforça o compromisso do grupo com o desenvolvimento de veículos elétricos (EVs) de alto desempenho e acessíveis, pilares centrais da sua estratégia de eletrificação.

Dodge Charger Daytona com baterias de estado sólido stellantis (2)

A frota piloto de Dodge Charger que estará em testes permitirá validar a tecnologia da Factorial e avaliar seu desempenho em condições reais de direção. Esse tipo de tecnologia oferece vantagens significativas sobre as baterias tradicionais de íons de lítio, como maior densidade de energia, menor peso, melhor desempenho e potencial redução no custo total do veículo ao longo do tempo.

  • A Factorial fornecerá à Stellantis células de sua tecnologia de bateria de estado sólido.

A plataforma que comportará as novas baterias dos carros Stellantis é a multienergia STLA Large, que tem  foco em SUVs elétricos de alto volume e veículos de desempenho. Parte do plano estratégico do grupo abrange marcas como Jeep, Dodge, Chrysler, Alfa Romeo e Maserati.

Dodge Charger Daytona com baterias de estado sólido stellantis (4)

Esta frota piloto é um marco importante em nossa parceria com a Factorial”, disse Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis. “Ao integrar a solução inovadora de bateria da Factorial na plataforma STLA Large, validamos seu potencial para aprimorar nossos veículos elétricos, assegurando melhor desempenho, maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos nos próximos anos para nossos clientes.”

Estamos honrados em fazer parte desta jornada com a Stellantis para acelerar a adoção de veículos elétricos”, disse Siyu Huang, Factorial’s CEO and Co-Founder. “Acreditamos que a tecnologia de estado sólido terá um papel crucial na implementação da próxima geração de EVs com desempenho aprimorado e custos reduzidos.”

A parceria da Stellantis com a Factorial começou em 2021 e tudo indica que permanecerá ao menos até 2026.

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