China está testando veículos com tecnologia de levitação magnética
Universidade da China está fazendo testes em carros com levitação magnética para estudar medidas de segurança em situações de alta velocidade
Universidade da China está fazendo testes em carros com levitação magnética para estudar medidas de segurança em situações de alta velocidade
Pesquisadores da universidade Southwest Jiaotong, da China, desenvolveram uma tecnologia que utiliza a levitação magnética para mover os carros – algo similar com o que move alguns trens do país.
Ao todo estão sendo utilizados oito veículos que fazem os testes ao longo de um trilho de aproximadamente 8 km de extensão. A parte de baixo desses carros foi equipada com imãs potentes que permitem o veículo flutuar a 3,5 cm em relação ao trilho condutor.
VEJA TAMBÉM:
Essa tecnologia é conhecida como Maglev é aplicada em alguns trens de países como a China, Japão e Coréia do Sul. A velocidade desses trens podem ultrapassar os 600 km/h. Os carros, por enquanto, chegaram a ‘apenas’ 230 km/h.
No entanto, essa tecnologia não deve ir para as ruas. De acordo com a Xinhua, imprensa local, esses carros com levitação magnética foram desenvolvidos para estudar medidas de segurança para situações de alta velocidade.
Mas Deng Zigang, um dos professores por trás dos experimentos, acredita que a nova tecnologia pode reduzir o uso de energia nos carros e, ao mesmo tempo, aumentar sua autonomia.
A #maglev vehicle technology test saw a 2.8-tonne car float 35 millimeters above the road and run on a highway in #Jiangsu, east China. A permanent magnet array was installed for levitation. pic.twitter.com/7vWc8TvJpn
— QinduoXu (@QinduoXu) September 12, 2022
Apesar dos benefícios que o Maglev pode trazer aos carros convencionais e do otimismo do professor, é difícil imaginar que essa tecnologia chegue às ruas. Um dos principais desafios para implantá-la é a infraestrutura, que teria de ser totalmente nova teria que ser construída para suportar veículos como esses e, certamente, isso não ficaria barato.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |