O Campo de Provas da Cruz Alta é o mais avançado América Latina e será usado de laboratório por todos os fabricantes
O Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA) da General Motors, localizado em Indaiatuba (SP), é o mais avançado no Brasil. Ele foi escolhido pelo Inmetro para ser o palco dos testes de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que mede consumo e emissões dos carros vendidos no país.
O CPCA foi escolhido para ter uma padronização maior na coleta de dados, já que todos os carros serão aferidos no mesmo local. Os números de consumo divulgados pelo Inmetro servem como parâmetro comparativo entre diferentes carros para os consumidores.
VEJA TAMBÉM:
Os testes serão feitos por profissionais das montadoras e importadoras do veículo avaliado. Uma equipe de auditores do Inmetro irá acompanhar todas as fases dos procedimentos.
Cada carro será pesado, para em seguida realizar um teste de resistência de rolagem. Esse procedimento afere a aerodinâmica e será feito em uma pista com duas retas de 2,2 km cada, cercada por árvores para evitar o vento.
Além de pistas, o CPCA possui laboratórios para diversos tipos de testes. A primeira dessas avaliações auditadas pelo Inmetro será com 27 carros, cada um de um fabricante.
O CPCA é onde a General Motors desenvolve seus carros vendidos no Brasil. Ele foi aberto em 1975 e hoje conta com sete laboratórios e 18 pistas.
A GMB também já desenvolveu nesse local carros vendidos em outros países, como a picape Hummer H3T, ou projetos globais, como a atual geração da S10. Ela também presta suporte para outras divisões.
Os testes de consumo e emissões do Inmetro eram realizadas pelas próprias montadoras sem uma padronização de local. Com o CPCA os carros serão testados sempre nas mesmas condições.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |