Jovem tem habilitação recusada por ter feito teste em Tesla

O avaliador achou que a jovem estava usando os recursos de direção semiautônoma do carro, quando na verdade era a frenagem por regeneração

Tesla Model Y
O teste foi feito em um Model Y (Foto: Tesla | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 27/09/2024 às 08h00

O exame para obter a carteira de motorista nos EUA é bastante simples e pode ser feito com qualquer carro. Uma jovem do estado do Arizona realizou a prova de direção com o Tesla Model Y de seus pais, quando foi buscar a habilitação no dia seguinte ela estava revogada.

Os funcionários do departamento de trânsito local desconfiaram que a jovem estava usando o assistente Full Self-Driving do Tesla durante o teste. A história foi contada em uma publicação no Reddit.

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De acordo com o pai da jovem, o avaliador alegou que ela não tocou no pedal de freio o suficiente. A mãe, que a acompanhou para buscar a habitação, explicou que o carro não possui o Full Self-Driving e a garota estava usando a regeneração para desacelerar o veículo.

Os funcionários do departamento de trânsito não aceitaram essa justificativa. Alegaram que se ela não usou o pedal do freio durante o exame, poderá ter dificuldade quando for dirigir um carro que não seja um Tesla.

A mãe argumentou que o essa justificativa também pode invalidar a avaliação de quem usou um carro automático, pois não demonstra que poderá operar um carro com câmbio manual. Isso foi ignorado.

Os funcionários do departamento de trânsito comentaram sobre banir os carros da Tesla dos exames por terem muitos recursos de segurança. No final, os pais receberam uma ligação do órgão dizendo que a filha poderá receber a habilitação, mas eles estão estudando uma forma de mudar o teste.

Essa alegação dos carros da Tesla terem “muitos recursos de segurança” proibiria também o uso de quase todos os carros novos vendidos nos EUA. Equipamentos como frenagem autônoma de emergência, assistente para manutenção e centralização na faixa, alerta de ponto cego e outros já estão se tornando padrão.

O uso da regeneração para frear o carro é muito comum nos modelos elétricos e em híbridos. Apenas alguns modelos como os da Porsche que não adota esse tipo de condução com um pedal.

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