Toyota bZ3 chega com bateria BYD e custa menos que Corolla híbrido
Toyota bZ3 foi desenvolvido em parceria com BYD e promete mais de 600 km de autonomia e preço muito competitivo
Toyota bZ3 foi desenvolvido em parceria com BYD e promete mais de 600 km de autonomia e preço muito competitivo
A Toyota acaba de apresentar o bZ3, modelo elétrico desenvolvido em parceria com a BYD. Trata-se do segundo modelo da linha bZ e será destinado ao mercado chinês pela rede FAW Toyota.
VEJA TAMBÉM:
Apesar de a marca japonesa ser pioneira no segmento eletrificado, com o Prius, há mais de 20 anos, a BYD é uma as principais referências em automóveis elétricos. O desenvolvimento do bZ3 contou com colaboração equipe de engenheiros das duas marcas.
Construído sobre a plataforma e-TNGA, o sedã é equipado com baterias de fosfato de ferro-lítio com autonomia superior a 600 km. A fabricante não informa dados de potência ou aceleração do bZ3.
O bZ3 tem estilo elegante e limpo, bem mais resolvido que a maioria dos Toyota atuais, repletos de recortes. Sua carroceria é no estilo notchback, que é um meio termo entre o sedã e o hatch, bem ao estilo do próprio Prius, mas que a indústria também chama de fastback (que era uma designação para cupês).
Segundo a a japonesa, a inspiração veio do tubarão martelo. Faz sentido se olharmos de frente e prestarmos atenção no conjunto ótico e no “focinho” do sedã.
Grande, o bZ3 tem 4,72 m de comprimento e espaçosos 2,88 m de entre-eixos, o que garante muito espaço interno para todos a bordo. Um detalhe interessante é que ele tem assoalho plano, o que garante conforto ao quinto ocupante.
O elétrico também agrada pelo visual minimalista. O quadro de instrumentos é flutuante e conta apenas com o monitor de leitura. Por outro lado, a central multimídia é imensa e montada em posição vertical.
Essa tela agrega todas as funções internas do carro. Os poucos comandos físicos se resumem ao botão de partida, assim como controle de transmissão e freio de estacionamento eletrônico.
O modelo ainda não tem preço definido. Mas segundo a imprensa chinesa, a estimativa é que o modelo chegue pelo equivalente a R$ 160 mil, cerca de R$ 23 mil mais barato que o Corolla híbrido vendido por aqui.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |