No Japão, carros usados da Toyota estão valendo mais que os 0 km
Crise de chips semicondutores faz conumidor esperar até 4 anos por um modelo 0 km; Motoristas preferem pagar mais caro e ter o carro em mãos imediatamente
Crise de chips semicondutores faz conumidor esperar até 4 anos por um modelo 0 km; Motoristas preferem pagar mais caro e ter o carro em mãos imediatamente
A crise dos chips semicondutores chegou a um nível extremo no Japão e valorizou tanto o carro usado, que hoje modelos semi-novos da Toyota estão valendo mais do que os 0 km.
Para mensurar o tamanho do caos no mercado japonês, a agência Nikkei afirma que o preço médio do Land Cruiser ZX 2022 atingiu 17,05 milhões de ienes (aproximadamente R$ 655 mil na cotação atual). Esse valor é o dobro que a Toyota sugere às concessionárias para a venda do utilitário esportivo.
Essa inversão no preço está diretamente ligada à dificuldade da Toyota em produzir modelos novos, já que ela está sofrendo com a falta de chips semicondutores.
VEJA TAMBÉM:
Yasuyuki Matsui, diretor do grupo de concessionárias de carros usados Goodspeed, disse que já viu picos de preços assim algumas vezes, mas não com a gravidade que está acontecendo agora.
Houve casos de picos localizados nos preços de carros raros e populares, mas nunca vi isso acontecer com tantos modelos.
A alta também está presente na Executive Lounge S, minivan híbrida da Toyota. O preço do modelo 0 km é 7,75 milhões de ienes (R$ 302 mil), já um semi-novo está custando 8,25 milhões de ienes (R$ 321,7 mil). Em alguns casos, o aumento se repete com Corolla Cross e Harrier – dependendo do modelo e da série.
O imediatismo é um dos principais responsáveis pela alta no preço dos carros usados da Toyota, já que o consumidor está disposto a pagar mais caro para ter o carro em mãos o mais rápido possível.
A lista de pedidos da fabricante já conta com 1 milhão de veículos, que representa um terço da produção da Toyota no Japão. A montadora calcula que o tempo de espera para entregar uma Land Cruiser ultrapasse os 4 anos, e quanto aos SUVs mais populares a demora pode chegar a 12 meses.
A exportação é outro fator que tem ajudado a deixar o mercado automotivo no Japão tão caótico. Segundo Matsui, os próprios revendedores leiloam o carro para outros concessionários, já que “os compradores que exportam para clientes ricos em economias emergentes pagam preços altos.”
E esse encarecimento no mercado de usados não se resume a só uma montadora. A Suzuki também está enfrentando um cenário parecido com o seu jipe Jimny.
A Toyota suspendeu os pedidos de Land Cruisers, Alphards e Harriers no Japão, porque a produção não está sendo capaz de acompanhar a demanda.
O Boris explica a alta no mercado de carros usados e alerta que os preços vão demorar a voltar ao normal
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O gado da esquerda vai culpar o capitão no Japão também? Muula 9 dedos vai resover o problema globalmente tomanda cana? Rsrsrsrs