Toyota cede carros a hidrogênio para frotas de táxi e polícias no Japão

Montadora amplia testes práticos do combustível em frotas de alta rotatividade para avaliar infraestrutura e viabilidade comercial

Toyota Crown Sedan como carro de policia no japão
Com autonomia de 820 km, Toyota Crown FCEV entrou em operação real (Foto: Fukushima Prefectural Police | Divulgação)
Por Júlia Haddad
Publicado em 05/12/2025 às 10h00

A Toyota decidiu intensificar a aposta no hidrogênio como alternativa aos elétricos a bateria, levando a tecnologia para o teste definitivo: o uso severo em frotas de serviço. O Crown Sedan FCEV, lançado originalmente em 2023 para o mercado de luxo, foi convertido pela montadora em táxi e viatura policial para operar no Japão.

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A estratégia visa avaliar a viabilidade do combustível em cenários de alta demanda. Em Tóquio, uma frota de táxis baseada no modelo já está em circulação, com previsão de chegar a 200 unidades até março de 2026. Os veículos mantêm o requinte original, oferecendo aos passageiros mordomias como assentos com massagem e telas individuais, além de adaptações funcionais como taxímetro e portas automáticas.

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Problemas no uso

Apesar do conforto e da operação silenciosa elogiada pelos condutores, o porte do sedã — com 5,03 metros de comprimento — tem gerado críticas pontuais. Motoristas relatam dificuldades de manobra em ruas estreitas devido ao amplo raio de giro. Contudo, para a Toyota, o projeto vai além da usabilidade: segundo o CEO Koji Sato, a iniciativa serve para mapear o equilíbrio entre oferta e demanda na infraestrutura de abastecimento de hidrogênio.

Além do transporte público, o governo japonês recebeu, em dezembro, uma unidade adaptada para a polícia da província de Fukushima. A viatura conta com pintura ostensiva preta e branca e luzes estroboscópicas no teto.

Tanto os táxis quanto a viatura compartilham o conjunto mecânico do Mirai: um motor elétrico traseiro de 182 cv alimentado por células de combustível. O grande trunfo para o uso comercial é a autonomia: com três tanques de hidrogênio, o modelo pode rodar até 820 km, superando a maioria dos elétricos convencionais e minimizando o tempo parado para reabastecimento.

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