Toyota confirma GR Corolla no Brasil após Honda anunciar Civic Type-R

Após muitos boatos, a Toyota finalmente confirmou de forma oficial a vinda do GR Corolla com 300 cv e cambio manual para o Brasil

toyota gr corolla circuit edition
Os boatos eram reais, a Toyota vai trazer o Corolla esportivo de verdade (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 24/05/2022 às 18h08

Após a Honda confirmar que irá trazer o Civic Type-R para o Brasil, a Toyota decidiu oficializar a vinda do GR Corolla para o país. O anúncio foi feito através de uma publicação no Instagram, sem dar muitos detalhes e publicando fotos do hatch esportivo.

Hoje a linha Gazoo Racing da Toyota no Brasil é composta apenas por versões esportivadas do Corolla, Corolla Cross, Hilux e SW4. Todas trazem acerto de suspensão mais firme e motorização igual as versões de linha, com exceção da Hilux GR-S que usa um turbo de geometria variável que garante 20 cv extra para o motor 2.0 diesel.

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O GR Corolla é um hatch esportivo vindo do rali

A Toyota trouxe o conjunto mecânico do GR Yaris, criado para homologar um carro de rali, para a carroceria maior do Corolla hatchback. Isso faz dele mais prático que o compacto.

Para não ficar atrás do GR Yaris em desempenho, o GR Corolla traz uma versão mais apimentada do 1.6 turbo de três cilindros: são 304 cv e 37,7 kgfm. São 46 cv e 1 kgfm a mais que o irmão menor. Isso coloco o Corolla apimentado no patamar de Volkswagen Golf R, Hyundai Veloster N e do Honda Civic Type-R.

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A tração é integral permanente e os dois eixos trazem LSD mecânico Torsen

O cambio é apenas o manual de seis marchas, mas a Toyota está desenvolvendo uma caixa automática de oito velocidades para esse modelo. A tração é integral e possui três modos de divisão da força entre as rodas: 60/40% entre dianteira e traseira, 50/50% e um terceiro que manda 70% para a traseira e 30% para a dianteira, permitindo derrapagens controladas.

Ao contrário do que é feito pelo rival Golf R, a Toyota não usa o freio para a vetorização de torque. O GR Corolla traz um diferencial de deslizamento limitado mecânico Torsen em cada eixo. Para facilitar a tocada dos menos experientes, o carro traz a função de punta-tacco automático.

Carroceria alargada

O Toyota GR Yaris traz para-lamas bastante largos por ter que abrigar a suspensão traseira do Corolla. O novo hatch seguiu o visual alargado para permitir a instalação dos pneus Michelin Pilot Sport 4 com 235 milimetros de largura e as bitolas maiores. O carro ficou 6,1 cm mais largo que o Corolla hatch comum.

A Toyota Gazoo Racing utilizou fibra de carbono no teto e alumínio nas portas e no capô para manter o peso baixo. Mas devido aos reforços no monobloco e ao sistema de tração integral, o GR Corolla ficou 85,7 kg mais pesado que o modelo pacato. O peso total na balança é de 1.474 kg.

Os freios usam discos slotados de 14 polegadas na dianteira, com pinças de quatro pistões feitas em alumínio. Na traseira os discos são ventilados comuns com 11,7 polegadas de diâmetros e trazem pinças de dois pistões. Dados de desempenho não foram revelados.

Interior do Toyota Corolla de sempre

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O painel é de Corolla, mas o volante esportivo, bancos e pedais diferenciam a versão GR

O painel é familiar para os brasileiro, o Corolla hatch usa o mesmo do sedã feito aqui. No GR Corolla entra de diferente um painel digital inspirado nos carros de rali, volante esportivo e acabamento em tons escuros. O Corolla vendido nos EUA traz freio de mão eletrônico, mas no GR ele é por alavanca. Para ser usado na terra ou dar cavalinho de pau.

Os bancos esportivos são forrados em camurça e trazem costuras contrastantes. Os emblemas da Gazoo Racing aparecem no volantes e nos bancos. A alavanca de cambio traz escrito “Morizo”, o pseudônimo do CEO da Toyota Akio Toyota quando pilota em corridas.

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