Toyota volta a se posicionar contra carros elétricos, e sugere sobrevida ao motor a combustão

A Toyota acredita que produzir apenas elétricos ainda não é um caminho viável para as montadoras, pois o mundo não tem estrutura para isso

emblema toyota em destaque
Montadora quer usar o motor térmico a partir de combustíveis sustentáveis (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 22/05/2023 às 13h02

A Toyota voltou a se posicionar contra o abandono completo dos motores a combustão, e reiterou que ainda não é o momento para as montadoras voltarem o foco para a produção de carros totalmente elétricos, uma vez que o mundo ainda não tem a estrutura necessária para isso.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Em um discurso feito em Hiroshima, antes da reunião com a cúpula do G7, o cientista-chefe da Toyota, Gill Pratt, argumentou que, embora existam subsídios para tornar o carro elétrico mais atraente, o investimento pode não ser dos melhores, pensando no longo prazo.

VEJA TAMBÉM:

Uma das soluções apontadas por Pratt é prolongar a vida útil dos motores a combustão, que não deve ir além de 2035 na maioria dos países da Europa.  Isso, sem deixar de lado o desenvolvimento dos híbridos, e tornando viável a produção em massa de combustíveis alternativos.

Esse posicionamento do cientista, inclusive, vai de encontro com o discurso adotado pela Toyota, que já faz experimentos em motores abastecidos com hidrogênio.

Segundo Pratt, um dos problemas relacionados aos carros elétricos pode ser a limitação dos componentes, que pode resultar em uma falta de bateria para os veículos.

Eventualmente, as limitações de recursos acabarão, mas por muitos anos não teremos materiais para bateria e recursos de recarga renováveis suficientes para uma solução exclusiva com carros elétricos.

Os materiais das baterias e a infraestrutura de recarga renovável acabarão sendo abundantes. Mas levará décadas para que a mineração destes materiais, as instalações de geração de energia renovável, as linhas de transmissão e as instalações sazonais de armazenamento de energia sejam ampliadas.”

Ainda nesta semana, o CEO da Toyota Koji Sato declarou que os combustíveis sintéticos precisam evoluir para se tornarem algo viável. Para ele, a produção em massa só poderá acontecer depois de uma redução significativa da energia usada durante o processo de produção.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário