Toyota deixa vazar dados de mais de 2 milhões de clientes

Os inscritos em serviços como o T-Connect, que oferece pacotes de assistência de direção e comando de voz, foram os mais afetados

placa toyota
Quem comprou um veículo a partir de 2013 pode estar sujeito ao erro (Foto: Shutterstock )
Por Lucas Silvério
Publicado em 15/05/2023 às 14h02

A Toyota Motor Corp informou na última sexta-feira (12) que deixou vazar dados de 2,15 milhões de clientes e usuários da marca, no Japão. Esses arquivos correspondem a quase toda a base de clientes que se inscreveram em suas principais plataformas de serviços em nuvem desde 2012. Segundo a montadora, a falha foi devida a um erro humano.

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O incidente também afetou os clientes de sua marca de luxo Lexus.

  • Devido a um erro humano, o sistema de nuvem foi deferido como público ao invés de privado, disse o porta-voz da Toyota, segundo a Reuters. O problema começou em novembro de 2013 e durou até meados de abril.
  • Os dados vazados da Toyota podem abranger detalhes como localização de veículos e números de identificação de dispositivos de veículos, mas não houve relatos de uso malicioso, disse a empresa.

O porta-voz ainda aponta que:

Faltou mecanismos de detecção ativa e atividades para detectar a presença ou ausência de coisas que se tornaram públicas”, disse.

  • Os clientes que tiveram os dados da Toyota vazados incluem aqueles que se inscreveram no serviço T-Connect, que fornece uma ampla gama de serviços, incluindo assistência de direção habilitada por voz, conexão automática a call centers para gerenciamento de veículos e suporte de emergência em casos de acidente de trânsito ou doença súbita. Também foram afetados os usuários do G-Link, serviço similar para proprietários de veículos Lexus.

A Comissão de Proteção de Informações Pessoais do Japão foi informada sobre o incidente, disse um de seus funcionários, mas se recusou a fornecer mais detalhes, de acordo com sua prática de não comentar incidentes individuais.

A Toyota disse que medidas para bloquear o acesso externo aos dados foram tomadas depois que o problema foi descoberto e uma investigação em todos os ambientes de nuvem gerenciados pela Toyota Connected Corp estava sendo realizada.

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1 Comentário
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Eduardo s Silva 16 de maio de 2023

É, se a Toyota quebrar quem usa Toyota, ninguém mais nesse mundo que tem carro, tá inteiro.

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