Toyota faz recall de 55 mil híbridos por causa de parafuso mal apertado

Montadora identificou problema na linha de produção de fornecedora no Tennessee; reparo envolve aperto ou troca do módulo inversor.

2025 toyota camry
Defeito afetou versões híbridas dos Toyota Camry e Corolla (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Tom Schuenk
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 26/12/2025 às 17h00

A Toyota anunciou um recall envolvendo cerca de 55 mil veículos híbridos nos Estados Unidos devido a uma falha na montagem de componentes elétricos. O problema, originado em um parafuso mal apertado durante o processo de fabricação, expôs uma vulnerabilidade no sistema de alta voltagem dos modelos, com riscos que variam desde a perda de propulsão até a possibilidade de incêndio.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

O problema no ‘cérebro’ do sistema híbrido

O defeito técnico localiza-se no inversor, o dispositivo responsável por gerenciar o fluxo de energia entre a bateria de alta tensão e o motor elétrico de tração. Segundo o relatório da montadora, um parafuso que fixa um terminal dentro do inversor pode não ter sido apertado com o torque especificado na fábrica da fornecedora Denso, localizada no Tennessee.

Com a vibração natural do veículo, essa conexão frouxa pode se soltar, causando mau contato. Em termos técnicos, isso gera o risco de arco elétrico e superaquecimento excessivo. Na prática, o motorista do Camry ou Corolla Cross pode notar luzes de advertência no painel, seguido de perda de potência das rodas motrizes. Em casos extremos, o superaquecimento do terminal pode dar início a um incêndio no cofre do motor.

Abrangência e solução

O recall afeta especificamente a linha 2025 de dois dos principais produtos da marca. O maior volume envolve o sedã Camry Hybrid, com aproximadamente 51.600 unidades comprometidas. O SUV Corolla Cross Hybrid também foi atingido, somando cerca de 3.760 unidades à lista.

A Toyota agiu após identificar relatórios de campo, mencionando quase 50 notificações técnicas relacionadas ao defeito, embora não haja registro de acidentes ou feridos até o momento. A correção será realizada nas concessionárias da marca de forma gratuita: os técnicos inspecionam o código de série do inversor e, caso o lote seja o afetado, realizam o aperto correto do parafuso ou a substituição completa do conjunto inversor, garantindo a integridade do sistema elétrico.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário