Toyota fecha fábrica na Rússia depois de seis meses paralisada
Medida da Toyota prevê fechamento da linha de produção, mas também a interrupção de fornecimento de peças para instalação russa
Medida da Toyota prevê fechamento da linha de produção, mas também a interrupção de fornecimento de peças para instalação russa
A Toyota acaba de anunciar o fechamento de sua fábrica na Rússia. A unidade de São Petersburgo estava com as atividades suspensas há seis meses, desde que as forças armadas russas invadiram a Ucrânia, o que deu início a uma escalada de sansões ao país, interrompendo boa parte da atividade industrial.
VEJA TAMBÉM:
Segundo executivos da fabricante japonesa, em entrevista à agência Reuters, a fabricante afirma que a operação demandaria reestruturação e que não há indicação de retorno das atividades. Assim, foi decidido pelo fechamento da fábrica.
Ainda segundo a Reuters, a Toyota se comprometeu a manter assistência à rede varejista, inclusive da divisão de luxo, Lexus. A fabricante ainda afirma que irá auxiliar os antigos funcionários em processo de seleção para novos empregos, e prestando suporte financeiro.
A fábrica tem capacidade para produzir 100 mil unidades anuais. De acordo com a imprensa russa, as instalações serão preservadas e poderão ser vendidas no futuro.
A Renault foi uma das primeiras marcas a abandonar o mercado russo. A AvtoVAZ assumiu o controle da linha de produção da francesa, em Moscou. A marca inclusive lançou, em junho, uma nova versão do Granta, que estreou com menos itens de segurança, como airbags, e emissões. Justamente pela falta de componentes devido às sansões impostas às Rússia, pela invasão na Ucrânia.
Outras marcas como BMW, Ford e Volvo também reduziram o ritmo de suas atividades em território russo. A Michelin também encerrou suas operações por lá.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |