Toyota vai fechar fábrica localizada em São Bernardo do Campo
Toyota decidiu fechar o local funcionava desde os anos 1960; Montadora vai distribuir as atividades em outras fábricas no estado de São Paulo
Toyota decidiu fechar o local funcionava desde os anos 1960; Montadora vai distribuir as atividades em outras fábricas no estado de São Paulo
A fábrica da Toyota de São Bernardo do Campo é uma das mais antigas do Brasil e ficou marcada como a primeira linha de produção da montadora fora do Japão. No entanto, a fabricante anunciou que vai fechar as portas da sua instalação, que será desativada de forma gradual entre dezembro deste ano e novembro de 2023.
A fábrica emprega cerca de 550 funcionários e, apesar do fim das atividades, a Toyota confirmou que pretende oferecer “oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista”.
VEJA TAMBÉM:
Atualmente, o local é responsável por produzir peças para a linha de motores em Porto Feliz (SP) e componentes de exportação para a montagem do motor do sedã Camry, nos Estados Unidos.
O anúncio foi feito alguns dias depois que a Toyota divulgou investimento de R$ 50 milhões em sua fábrica em Indaiatuba (SP), responsável por produzir o Corolla sedã. Assim, as atividades que antes eram realizadas em São Bernardo do Campo será distribuída entre as fábricas de Indaiatuba, Porto Feliz e Sorocaba.
A iniciativa tem por objetivo buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de negócios no país”
No final de 2020, a Toyota havia dado o primeiro passo nessa direção ao anunciar que a sede administrativa da empresa seria transferida de São Bernardo para Sorocaba, no interior de São Paulo.
São Paulo tem acumulado fechamento de fábricas nos últimos anos. Anteriormente, Ford e Mercedes-Benz finalizaram suas operações em São Bernardo do Campo e Iracemápolis, respectivamente.
De acordo com a Anfavea, pela primeira vez na história o estado de São Paulo não liderou as vendas de veículos no Brasil. O feito ficou com Minas Gerais.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Abaixo, listaremos multinacionais famosas que deixaram o Brasil recentemente:
Mercedes-Benz. Em dezembro de 2020, a empresa alemã anunciou o fechamento da única unidade da marca no Brasil voltada à produção de automóveis leves. …
Sony. …
Roche. …
Forever 21. …
Glovo.
Desta vez o sindicato vai ficar quietinho ou vai proibir de novo? Viverei para saber.