Corrida de 24 Horas de Le Mans será o palco da primeira aparição pública do modelo voltado para alto desempenho
A Toyota Gazoo Racing apresentou oficialmente o GR LH2 Racing Concept, um protótipo movido a hidrogênio líquido que, segundo a fabricante, simboliza os avanços rumo a um futuro com carbono neutro. O modelo fez sua estreia pública no tradicional Circuito de la Sarthe, durante a 93ª edição das 24 Horas de Le Mans, e está em exibição na H2 Village — iniciativa promovida pelo Automobile Club de l’Ouest para destacar tecnologias sustentáveis.
VEJA TAMBÉM:
O novo conceito integra a estratégia da Toyota de usar o automobilismo como campo de testes para o desenvolvimento de soluções de mobilidade limpa. O Toyota GR LH2 Racing Concept é baseado no GR010 Hybrid Hypercar, que disputa atualmente o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). Com testes programados para as pistas, o protótipo contribuirá para o avanço das tecnologias de hidrogênio e da infraestrutura necessária para seu uso, além de fomentar parcerias dentro e fora da indústria automotiva.
A iniciativa marca mais um passo na trajetória da Toyota com motores movidos a hidrogênio. Desde 2021, a marca testa essa tecnologia na série japonesa Super Taikyu, inicialmente com hidrogênio gasoso e, a partir de 2023, com hidrogênio líquido. O potencial da tecnologia também foi explorado em ralis, com o GR Yaris H2 realizando demonstrações no Rally de Ypres, etapa do Mundial da FIA, em 2022. No ano seguinte, um Corolla com motor a hidrogênio fez uma volta de demonstração em Le Mans, enquanto o GR H2 Racing Concept sinalizava a ambição de uma futura categoria de hidrogênio na prova francesa.
A estreia do GR LH2 Racing Concept também integra as comemorações dos 40 anos da Toyota em Le Mans. Para marcar a data, os dois GR010 Hybrid inscritos na prova ganharam pinturas comemorativas. O carro #7, de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, homenageia o clássico TS020 de 1998 com um esquema em vermelho e branco. Já o carro #8, conduzido por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, aposta em um visual preto fosco com o logotipo da GR em destaque, representando o espírito competitivo da equipe e o conceito de evolução contínua com base nas pistas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |