Toyota tem patente de câmbio manual para carros elétricos

Entusiastas automotivos poderão aproveitar mais a experiência de dirigir um carro elétrico, caso o câmbio manual da Toyota saia do papel

Veículos elétricos podem estar prestes a ganhar um câmbio manual
Veículos elétricos podem estar prestes a ganhar um câmbio manual (Foto: Istock)
Por Bernardo Castro
Publicado em 14/02/2022 às 17h32

Alguns entusiastas automotivos possuem certa aversão pelo carro elétrico por diferentes motivos, sendo o motor silencioso e a falta de um câmbio manual alguns deles.

Veículos com esse tipo de transmissão permitem que o condutor sinta mais o comportamento do carro, afinal, o motor a combustão possui uma faixa ideal de rotação (RPM) em que se alcança o torque necessário. Além disso, o motorista pode decidir alongar ou encurtar a relação de marchas do seu veículo.

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Já o carro elétrico tem o seu motor funcionando o tempo todo em torque ideal e tem uma rotação máxima muito maior que um a combustão interna. Por isso, o motor elétrico pode simplesmente não ter câmbio, mas usar de taxa de redução de engrenagens fixa.

Mas a Toyota parece estar prestes a acabar com esse ‘problema’ do câmbio manual no veículo a bateria. Para isso, ela está desenvolvendo um câmbio manual para carros elétricos.

A ideia foi colocada em uma série de oito patentes registradas no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos em junho de 2021. De acordo com o documento divulgado pela BZforums, a Toyota descreve o mecanismo como “reconfortante para motoristas acostumados a caixas manuais, ou divertido para aqueles que simplesmente querem se envolver em operar um por diversão.”

Funcionamento câmbio manual em elétricos

De acordo com a fabricante japonesa, uma espécie de indicador seria instalado no carro para que o motorista mudasse do modo elétrico para o “manual”, que utiliza entradas de “pseudo-embreagem” e “pseudo-shifter” para ajustar o torque produzido pelo motor elétrico.

Para isso, é necessário um terceiro pedal equipado com um “gerador de força de reação” que vibraria para imitar a sensação de uma embreagem.

Anexado ao câmbio está um “atuador de força de reação” semelhante, que presumivelmente fica mais leve quando o pedal da “pseudo-embreagem” é pressionado, mas continua a fornecer resistência como um câmbio conectado a uma transmissão real.

De acordo com a posição do câmbio e do pedal acima o módulo de controle do trem de força varia a saída, em parte com base nas RPMs simuladas do motor, que são mostradas em um tacômetro.

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2 Comentários
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HAF 1 de abril de 2022

Imagina um motor elétrico com pouco torque, 10kgfm com cambio manual num popular!… Nem precisaria de uma bateria com grande capacidade! Fora o prazer de cambiar!

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Airplane 16 de fevereiro de 2022

Gostei dessa ideia da Toyota !

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