Modelo bZ7 marca nova fase da montadora japonesa, integrando mecânica tradicional a sistemas de condução autônoma e conectividade com celulares Xiaomi
Em uma tentativa de recuperar terreno no maior mercado automotivo do mundo, a joint venture GAC-Toyota tem pressa para lançar o novo bZ7. O sedã elétrico refinado e de nome confuso chega às concessionárias chinesas com preço inicial estimado em 200.000 yuans (cerca de R$ 154 mil), apostando em uma estratégia clara: manter a base mecânica japonesa, mas terceirizar a inteligência do veículo para as gigantes de tecnologia locais.
O bZ7 é um exemplo prático da “fusão tecnológica” entre os países e gigantes asiáticas. O sistema operacional da cabine é o HarmonyOS 5.0, da Huawei, garantindo fluidez e integração profunda com smartphones. O modelo também se destaca por suportar conectividade com o ecossistema de dispositivos da Xiaomi. Sob o capô, a influência da Huawei continua: o motor elétrico utiliza a plataforma DriveONE, desenvolvida pela empresa de telecomunicações.
VEJA TAMBÉM:
Para a condução autônoma, a Toyota recorreu à Momenta, uma das líderes do setor na Ásia. O sistema ADAS (assistência ao motorista) é alimentado por um chip de alto processamento da Nvidia e um arsenal de sensores: um LiDAR no teto, cinco radares de ondas milimétricas e 11 câmeras. O conjunto permite desde a navegação semiautônoma em rodovias até o estacionamento totalmente automatizado.
O interior rompe com o conservadorismo habitual da Toyota. A cabine é dominada por uma tela flutuante de 15,6 polegadas e painel digital, além de oferecer mimos típicos do segmento de luxo chinês, como geladeira integrada, carregamento sem fio de 50 W e sistema de som com 23 alto-falantes.
Visualmente, o bZ7 adota a silhueta de cupê de quatro portas, com coeficiente aerodinâmico otimizado e uma assinatura luminosa em “C” que atravessa a dianteira. Em termos de performance, o motor entrega 278 cv. Segundo o ciclo chinês de medição, a autonomia pode chegar a 710 km nas versões com bateria de maior capacidade, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h.
















👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|