Trabalhador é atropelado em Viracopos e aeroporto fecha por 2h

Funcionário que prestava serviços de manutenção para uma terceirizada foi atingido pelo veículo de outra empresa e não resistiu; MPT abre investigações

Aeroporto de Viracopos trabalhador atropelado (1)
Aeroporto de Viracopos ficou fechado por duas horas, o que gerou atrasos e cancelamentos de voos (Foto: Aeroporto Internacional de Viracopos | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 02/07/2025 às 12h24

Na madrugada desta quarta-feira (02), o aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, ficou fechado por aproximadamente duas horas. A interdição do espaço aconteceu devido a uma fatalidade: um trabalhador foi atropelado e faleceu na pista de voos.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Rodrigo Augusto Lucena Barros de 46 anos era um funcionário terceirizado e prestava serviços por volta das 01h50 quando foi atingido por uma Ford Courier de outra empresa durante uma manutenção na pista. Por conta do acidente, o terminal ficou fechado para pousos e decolagens por aproximadamente duas horas o que provocou atrasos e cancelamentos de voos.

VEJA TAMBÉM:

Como o atropelamento em Viracopos aconteceu

O motorista da picape da Ford afirmou à Polícia Civil que, antes da colisão, ele fez o retorno na “cabeceira” da pista de partida quanto atropelou a vítima. Mas, de acordo com o condutor, Rodrigo Barros não estava no campo de iluminação do farol e não usava o colete refletivo, por isso, não foi visto na pista. Essa versão foi confirmada por uma testemunha.

Logo após o acidente o socorro foi acionado, mas o trabalhador não resistiu e o óbito foi constatado ainda na pista. A perícia foi chamada e o corpo da vítima foi removido ao Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado na delegacia do Aeroporto de Viracopos como homicídio culposo, quando não há intenção.

A empresa responsável pelo veículo que atropelou o trabalhador estava no local para realizar uma avaliação das condições de atrito da pista do aeroporto. O motorista foi liberado após prestar depoimento e a Polícia Civil informou que vai aguardar os laudos periciais e as imagens de câmeras de segurança para aprofundar as investigações.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra a estrutura, confirmou o ocorrido e disse que presta apoio às investigações.

Cancelamentos e atrasos de voos em Viracopos e outros aeroportos

O aeroporto foi interditado e voltou a funcionar às 6h26. A Azul Linhas Aéreas, que tem principal hub em Viracopos, informou que dez voos que iriam para Campinas foram alternados para outros terminais, como os de Congonhas, em São Paulo, e Cumbica, em Guarulhos. Enquanto isso, cinco voos que decolariam de Campinas e outros cinco que tinham Viracopos como destino foram cancelados.

Ministério Público do Trabalho investiga o caso

Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), uma inspeção na pista será realizada ainda nesta quarta para avaliar as circunstâncias do incidente. O órgão ainda afirmou que vai investigar eventual responsabilidade da concessionária no caso.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) também foram acionados.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário