Funcionário que prestava serviços de manutenção para uma terceirizada foi atingido pelo veículo de outra empresa e não resistiu; MPT abre investigações
Na madrugada desta quarta-feira (02), o aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, ficou fechado por aproximadamente duas horas. A interdição do espaço aconteceu devido a uma fatalidade: um trabalhador foi atropelado e faleceu na pista de voos.
Rodrigo Augusto Lucena Barros de 46 anos era um funcionário terceirizado e prestava serviços por volta das 01h50 quando foi atingido por uma Ford Courier de outra empresa durante uma manutenção na pista. Por conta do acidente, o terminal ficou fechado para pousos e decolagens por aproximadamente duas horas o que provocou atrasos e cancelamentos de voos.
VEJA TAMBÉM:
O motorista da picape da Ford afirmou à Polícia Civil que, antes da colisão, ele fez o retorno na “cabeceira” da pista de partida quanto atropelou a vítima. Mas, de acordo com o condutor, Rodrigo Barros não estava no campo de iluminação do farol e não usava o colete refletivo, por isso, não foi visto na pista. Essa versão foi confirmada por uma testemunha.
Logo após o acidente o socorro foi acionado, mas o trabalhador não resistiu e o óbito foi constatado ainda na pista. A perícia foi chamada e o corpo da vítima foi removido ao Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado na delegacia do Aeroporto de Viracopos como homicídio culposo, quando não há intenção.
A empresa responsável pelo veículo que atropelou o trabalhador estava no local para realizar uma avaliação das condições de atrito da pista do aeroporto. O motorista foi liberado após prestar depoimento e a Polícia Civil informou que vai aguardar os laudos periciais e as imagens de câmeras de segurança para aprofundar as investigações.
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra a estrutura, confirmou o ocorrido e disse que presta apoio às investigações.
O aeroporto foi interditado e voltou a funcionar às 6h26. A Azul Linhas Aéreas, que tem principal hub em Viracopos, informou que dez voos que iriam para Campinas foram alternados para outros terminais, como os de Congonhas, em São Paulo, e Cumbica, em Guarulhos. Enquanto isso, cinco voos que decolariam de Campinas e outros cinco que tinham Viracopos como destino foram cancelados.
Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), uma inspeção na pista será realizada ainda nesta quarta para avaliar as circunstâncias do incidente. O órgão ainda afirmou que vai investigar eventual responsabilidade da concessionária no caso.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) também foram acionados.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |