Sistema autônomo da Tesla coloca motorista em risco: recall foi convocado
O sistema autônomo da Tesla batizado como Full Self Driving vem sendo usado pelos consumidores nas ruas e está se provando inseguro
O sistema autônomo da Tesla batizado como Full Self Driving vem sendo usado pelos consumidores nas ruas e está se provando inseguro
A Tesla possui hoje dois sistemas de condução semiautônoma: o Autopilot e o Full Self Driving. O primeiro funciona como um cruise control adaptativo que mantém o veículo na faixa de rolagem e traz funções como o stop and go (para quando o carro a frente para e retoma o movimento quando ele se move.
Já o Full Self Driving (condução completamente autônoma em português), e um opcional de US$ 10 mil (R$ 52.990 na cotação atual) promete ser capaz de conduzir o carro sozinho em qualquer situação. O opcional não inclui sensores ou radares novos e está em fase beta, mas a Tesla está usando seus consumidores como cobaias de teste no trânsito.
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Na indústria automotiva a tradição é que um sistema novo seja lançado após testes e já em sua versão final, mas a Tesla adotou uma estratégia de empresas de software. Taylor Ogan, proprietário de um Model Y, filmou sua experiência com Full Self Driving pilotando seu carro pelas ruas de Boston.
Here's a typical drive on Tesla FSD Beta, and why it's the opposite of useful. It's most certainly not even close to being "safer than a human", by any factor.
22-minute drive, 4.5 miles, and WAY too many interventions. pic.twitter.com/oKmkRZ3Tgh
— Taylor Ogan (@TaylorOgan) February 1, 2022
Esse sistema Full Self Driving foi o alvo de um recall exigido pela Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário (NHTSA). O motivo é uma programação feita pela Tesla para o carro não parar completamente quando detecta uma placa de “pare”.
A Tesla chama isso de “Rolling Through” e trata como uma função. A ideia é simular o hábito de alguns motoristas de apenas reduzir nas paradas obrigatórias mas sem parar o carro por completo. Apesar de ser algo comum de se ver no trânsito, vai contra as normas e pode colocar os ocupantes em risco.
O recall afetou 53.822 equipados com o Full Self Driving. A Tesla não precisou convocar os proprietários, ela simplesmente lançou uma taulização remota para o software do veículo removendo essa função. Seria esse o futuro dos recalls?
No vídeo vemos que o sistema do carro muitas vezes chegou perto de acertar outros veículos, se não fosse as intervenções do motorista. O sistema também pareceu confuso diante de pedestres e de ruas sem faixas pintadas.
O CEO da Tesla, Elon Musk, afirma que esse sistema é mais seguro que um humano dirigindo. Ele também diz que o sistema terá o nível 4 de autonomia ainda nesse ano. Mas é importante lembrar que desde 2014 que o empresário promete autonomia completa em seus carros para o ano seguinte e até hoje não cumpriu.
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